Pelotas ganhará um reforço para consolidar-se como um polo de inovação e tecnologia. Nesta terça-feira, a partir das 19h, acontecerá o lançamento da marca do Ecossistema da cidade, no Pelotas Parque Tecnológico. O objetivo, a partir de uma nova identidade, é conectar o que é produzido a uma rede de apoio e desenvolvimento dentro e fora do município.
O Ecossistema de Pelotas integra governo, instituições de ensino e pesquisa, e empresas, criando um hub de inovação com a promoção de networking, troca de conhecimento e possibilidade de desenvolvimento de novos projetos. A sócia do estúdio que desenvolveu a marca, Nanda Fersula, entende que o lançamento era o próximo passo para a estruturação do ecossistema.
“Era importante que, para que a gente seguisse nesse desenvolvimento e na implementação, que houvesse uma marca para representar tudo de inovação que Pelotas tem, mas que também pudesse abraçar tudo aquilo que já acontece”, diz Nanda. O evento é considerado um marco e simboliza a união de empreendedores, universidades, startups e instituições públicas em prol do desenvolvimento, criatividade e inovação em Pelotas.
Criação da marca
A marca que será lançada hoje está sendo estruturada desde o final do ano passado. O processo contou com palestras, workshops, escuta de pessoas que fazem parte do ecossistema de inovação de Pelotas, coleta e interpretação de dados, para que o produto possa ser desenvolvido.
Fersula reforça que não trata-se de uma imagem ou logotipo, mas do que essa marca representa e das percepções que ela deve causar. “É entender como essa marca deve se comportar, para quem ela é, quais são os atributos intangíveis que ela deve carregar, o que ela deve simbolizar, que tipo de sentimento e de percepção ela deve despertar nas pessoas”, afirma.
Identificação com os pelotenses
O estabelecimento de uma marca do ecossistema de inovação da cidade busca ultrapassar os muros do Pelotas Parque Tecnológico, para que toda a comunidade possa conhecer e se beneficiar das diversas ações que já acontecem.
Com um trabalho baseado no design colaborativo, os desenvolvedores esperam sintetizar em uma marca, que faça sentido para os pelotenses e que possa ser reconhecida, tanto pelos seus agentes internos, como pelas pessoas de fora.