Arroio Grande terá audiência pública para debater modelo dos pedágios da região

Polo Pelotas

Arroio Grande terá audiência pública para debater modelo dos pedágios da região

Discussão acontecerá na Câmara de Vereadores no dia 27 de junho

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Atualizado quinta-feira,
05 de Junho de 2025 às 11:49

Arroio Grande terá audiência pública para debater modelo dos pedágios da região
Concessão da Ecovias Sul encerra em 3 de março de 2026 e segue sem definição do governo para novo leilão. (Foto: Jô Folha)

A Câmara de Vereadores de Arroio Grande receberá, no dia 27 de junho, a segunda audiência pública para discutir o futuro modelo de concessão do Polo Rodoviário Pelotas. O encontro, promovido pela Frente Parlamentar em Defesa de um Novo Modelo de Pedágios no Polo Pelotas, ocorrerá a pedido de lideranças locais e de Cerrito, Herval, Jaguarão e Pedro Osório.

A mobilização regional tem como objetivo ampliar o debate com a população e lideranças locais, além de pressionar o governo federal, especialmente a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para garantir que o novo modelo de concessão atenda às demandas da região Sul.

Em conversa com a reportagem, o presidente da Frente Parlamentar, deputado estadual Zé Nunes (PT), confirmou que, além da reunião em Arroio Grande, estão previstas novas audiências em Porto Alegre e, possivelmente, em Camaquã e Rio Grande. O objetivo é apresentar, até o final de agosto, um documento-síntese à ANTT, com as contribuições recolhidas nesses encontros.

“Essa é a ideia principal. Quando a ANTT for fazer as audiências públicas organizadas por eles, que legalmente precisam fazer, eles já tenham a pré-discussão que nós fizemos e a síntese da opinião que nós tiramos desses debates”, afirma.

Uma das conclusões já observadas pela Frente Parlamentar, após a primeira audiência, é que a população não se opõe à continuidade de uma concessionária, desde que seja para garantir a manutenção das rodovias, sem tarifas abusivas ou investimentos que não reflitam a realidade da região. “A síntese que nós tiramos é que, de fato, a população aceita a concessão, inclusive quer a concessão para se manter as estradas em boas qualidades, mas quer uma concessão de manutenção, apenas manutenção”, afirma o deputado.

Situação contratual

A audiência ocorre em meio à indefinição sobre o futuro da concessão. O contrato com a Ecovias Sul, atual concessionária, encerra em 3 de março de 2026 e, segundo o Ministério dos Transportes, não haverá renovação. Caso o novo leilão não seja concluído a tempo, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deverá assumir temporariamente os serviços.

“Eles [Ministério dos Transportes] nos colocam que estão trabalhando no processo interno e que em breve deverá ter o encaminhamento para a própria ANTT abrir a discussão. […] O Ministério como é que faz? Ele constrói uma ideia, lança os fundamentos da licitação e aí passa para a ANTT abrir uma discussão e diretamente com a comunidade, evoluindo as opiniões sobre as diversas possibilidades”, explica Nunes acerca do andamento do processo.

Após a entrega do estudo de viabilidade técnica em novembro de 2024 pela Infra S.A., o processo segue em fase preliminar. Atualmente, a ANTT aguarda uma definição do governo federal sobre a política pública para o trecho. A partir dessa definição, será possível elaborar a modelagem do plano de outorga, submeter a proposta ao Tribunal de Contas da União (TCU) e, por fim, lançar o edital do leilão. Segundo técnicos da própria ANTT, esse trâmite pode se estender por até quatro anos.

Na audiência realizada em Pelotas, em abril, a Agência confirmou que o novo modelo adotado será o de pedágio eletrônico por free flow, o que permitirá a cobrança automática dos usuários apenas pelos trechos efetivamente percorridos.

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