As empresas da região Sul têm uma nova oportunidade para investir em tecnologia e ampliar sua competitividade. Estão abertas até o dia 23 de junho as inscrições para o programa Alavanca Digital, iniciativa do Sebrae-RS que oferece aportes de até R$ 50 mil para micro e pequenas empresas gaúchas que queiram modernizar produtos, processos ou serviços.
Em sua terceira edição, o programa é voltado a negócios formalizados há pelo menos 24 meses e sediados no Rio Grande do Sul. A proposta é fomentar a transformação digital em áreas estratégicas, como gestão financeira, marketing, atendimento ao cliente e cadeia de suprimentos. A participação exige uma contrapartida financeira mínima de 30% do valor do bônus, paga em até quatro parcelas.
Impulso para negócios da região
Segundo o analista de articulação de projetos do Sebrae em Pelotas, Luciano Martins, o programa pode representar uma virada para as empresas da região. Ele destaca que, com aportes não reembolsáveis, o Alavanca Digital estimula o desenvolvimento sustentável e competitivo das economias locais.
Ele [o programa] permite que empresas invistam em tecnologia e inovação sem sobrecarregar seus fluxos de caixa. Esse apoio é essencial para superar desafios comuns, como a falta de capital para modernização, e capacita as empresas a implementar soluções digitais que aumentam a produtividade, melhoram o relacionamento com clientes e abrem novas oportunidades de mercado”, afirma.
Quem pode participar
Podem se inscrever micro e pequenas empresas que estejam sediadas no RS há pelo menos 24 meses e participem de projetos do Sebrae ou tenham um Agente Local de Inovação (ALI). Caso a empresa ainda não esteja vinculada a um projeto, é possível procurar a unidade local do Sebrae para iniciar o processo de acompanhamento.
Empresas médias e grandes e Microempreendedor Individual (MEI), ou que tenham pendências com o Sebrae-RS, não são elegíveis ao Alavanca Digital.
Como se inscrever
As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site https://encurtador.com.br/3rjTC. A seleção final será divulgada em julho.
Cada empresa deverá encaminhar um projeto que, caso contemplado, será implementado ao longo de 12 meses, com apoio técnico e acompanhamento do Sebrae ao longo de todo o processo. O edital completo pode ser consultado em https://encurtador.com.br/NOh82.
Dicas para construir uma boa proposta
Martins orienta que as empresas sejam objetivas e estratégicas na elaboração das propostas. No campo “desafio”, por exemplo, o ideal é apresentar uma análise clara dos gargalos enfrentados, como dificuldade para competir no mercado digital ou baixa produtividade.
O analista recomenda que os participantes se atentem para cinco tópicos: diagnóstico preciso, impacto transformador, conexão com os eixos estratégicos, foco regional e indicadores mensuráveis.
Investimento de R$ 3 milhões
Ao todo, o Sebrae-RS vai investir R$ 3 milhões na edição 2025 do programa, consolidando a iniciativa como uma das principais ferramentas de incentivo à inovação nos pequenos negócios do Estado.
Dicas para o item Desafio da proposta
Diagnóstico preciso: Apresente uma análise objetiva dos principais desafios que a empresa enfrenta, como dificuldades para competir em mercados digitais, falta de tecnologia ou baixa produtividade.
Impacto transformador: Descreva como a subvenção resolverá esses desafios e quais resultados ela proporcionará, como aumento no faturamento, redução de custos ou geração de novos empregos.
Conexão com os eixos estratégicos: Demonstre como o desafio está relacionado aos eixos do programa (gestão financeira, marketing e vendas, processos, etc.) e destaque como a solução proposta atende a esses objetivos.
Foco regional: Se possível, conecte o desafio às vocações regionais específicas, o que reforça a relevância do projeto para o desenvolvimento econômico local. Turismo, Blue Economy e Agronegócio.
Indicadores mensuráveis: Inclua metas claras e mensuráveis, como crescimento percentual no número de clientes, redução de custos em X%, ou aumento na eficiência operacional.
*dicas do analista Luciano Martins