Uma das obras mais aguardadas pela comunidade rio-grandina, a duplicação da ERS-734 – que liga Rio Grande ao balneário Cassino – está com 47% das obras concluídas, segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Ao todo, são 6,53 quilômetros do trevo até o pórtico de entrada da cidade, com investimento total de R$ 50 milhões por parte do governo do Estado. Até o momento, já foram executados R$ 23,5 milhões.
Atualmente, os trabalhos estão divididos em várias frentes de atuação. Os serviços de pavimentação estão concentrados entre os quilômetros zero e 3,8, onde está sendo aplicada a segunda camada de revestimento asfáltico nos dois sentidos da via. A execução de sub-base e base ocorre nos alargamentos da pista do lado esquerdo neste mesmo trecho, além da intersecção da Junção, entre os quilômetros 3,8 e 4,3.
No serviço drenagem, o Daer destaca que tubos longitudinais de coleta de água estão sendo implantados entre os quilômetros 4,3 e 4,5 do lado direito da pista, com avanços também registrados nos trechos entre os quilômetros 4,4 e 4,6, e entre 5,0 e 5,4.
Além da duplicação da pista, o projeto prevê a construção de calçadas e ciclofaixas e a implementação de iluminação de led. Essas obras complementares também estão avançando com a colocação de calçadas e piso tátil entre os quilômetros 2,0 e 3,5, nos dois lados da rodovia.
Histórico conturbado
A duplicação da ERS-734 teve início em julho de 2022, mas enfrentou entraves em sua execução. Em abril de 2023, a Conpasul, empresa inicialmente responsável pela obra, solicitou a rescisão do contrato, o que deu início a um imbróglio jurídico que se estendeu até setembro. A partir daí, o Consórcio Pelotense/SBS assumiu a responsabilidade pelos serviços.
Inicialmente a previsão de conclusão da obra estava marcada para o final de 2024. Os entraves judiciais e os eventos climáticos dos últimos anos atrasaram o cronograma de serviços e a entrega do trecho passou para 11 de dezembro deste ano.
Promessa de conclusão
Logo após o adiamento da entrega da obra, o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, garantiu que o governo do Estado iria antecipar alguns investimentos para ampliar os serviços até março, para garantir a conclusão integral da rodovia até junho, o que não deve se confirmar. “No verão, período mais seco do ano, vamos aproveitar para ampliar o cronograma da obra e adiantar o prazo, o que foi um pedido do governador Eduardo Leite”, disse.