Piratini receberá na próxima terça-feira (3) o Encontro Municípios Renováveis, iniciativa do Sindicato da Indústria de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS) em parceria com o Badesul e o governo do Estado. A atividade será das 8h30 às 17h30 na Câmara de Vereadores do município.
Piratini será a primeira cidade a receber a série de agendas do Programa Municípios Renováveis, que propõe um olhar estratégico sobre o papel dos municípios na transição energética.
No evento, serão debatidas alternativas para o fortalecimento de cadeias produtivas ligadas à energia solar, eólica, hidrelétrica, biomassa, biogás e hidrogênio verde. A programação também inclui oportunidades de financiamento, capacitação técnica e apoios institucionais para transformar vocações regionais em projetos concretos.
O objetivo é apresentar projetos que integram energias renováveis, inovação, linhas de crédito, sustentabilidade, agro, educação e desenvolvimento econômico, promovendo conexões entre o setor público, empresas, instituições de ensino e a sociedade civil.

Evento será na Câmara de Vereadores do Município (foto: Andrei Oliveira)
“A transição energética precisa ser democrática, incluindo todos os territórios nesse processo. O Programa Municípios Renováveis vai capacitar gestores e oferecer suporte técnico para identificar o potencial energético de cada região, alinhando ações locais às diretrizes nacionais”, afirma a presidente do Sindienergia-RS, Daniela Cardeal.
“Como agência de fomento, atuamos de forma diferente dos bancos tradicionais: nossa missão é estar ao lado dos municípios, impulsionar o desenvolvimento e contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas cidades”, explica o presidente do Badesul, Claudio Gastal.
A participação no Encontro Municípios Renováveis de Piratini é gratuita, com vagas limitadas. O contato pode ser feito pelo telefone (51) 99719-7389.
Programação
9h – Abertura oficial
9h40 – Apresentação Cidades Verdes (Badesul)
10h – Intervalo para coffee break
10h30 – Painel 1: Visão do Estado
12h – Intervalo para almoço
13h30 – Painel 2: Visão Agro e Ambiental
14h30 – Painel 3: Potenciais de Energia na região – Visão de Investidores e Sindienergia-RS
15h30 – Intervalo para coffee break
16h – Painel 4: Visão da Indústria
16h45 – Painel 5: Mercado Florestal da região
17h – Encerramento