Das 280 viaturas entregues pelo governo do Estado na semana passada, 190 foram para a Brigada Militar, sendo três destinadas ao 4º Batalhão de Polícia Militar (4ºBPM), em Pelotas, e seis para o 6º BPM, em Rio Grande. Houve repasse de diversos equipamentos para as forças de segurança do RS que totalizam R$ 140 milhões em veículos, helicóptero, botes, armamentos, sistemas antidrone e escudos balísticos.
Na abrangência de Pelotas, foi uma viatura Corola Cross, uma motocicleta e cinco armas fuzis com recursos do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg RS). Já com recursos do Estado a unidade ganhou uma viatura Corola Cross para Pelotas e uma para o Capão do Leão.
De acordo com o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Paulo Renato Scherdien, as viaturas novas chegam para melhorar e aumentar a frota da unidade. “É um veículo novo, com 24 horas na rua, atendendo ao cidadão, o que amplia nossa capacidade de atender diretamente às ocorrências pelo 190 e ter o veículo disponível para os policiais efetuarem o seu patrulhamento”, destaca. O incremento, segundo a autoridade policial, garante mais agilidade à atividade policial por estarem adequadas. “São viaturas semiblindadas que trazem maior segurança durante as ações de enfrentamento a indivíduos que estão armados, além de permitir abordagens mais qualificadas”, salienta o comandante.
O modelo dos veículos – viaturas SUV – permite ainda que elas circulem pelos bairros e vilas com mais tranquilidade se comparado aos veículos mais baixos. “Recebemos uma motocicleta para ampliar a equipe da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), que faz um excelente trabalho com patrulhamento dinâmico”, considera.
6º BPM
Na abrangência do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM) as seis viaturas irão reforçar o policiamento em Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Chuí. A entrega contempla três veículos Toyota Corolla Cross para o município de Rio Grande, dois para o município de Santa Vitória do Palmar e um para o município do Chuí.
De acordo com o comando de Rio Grande, a aquisição tem como principal objetivo fortalecer as estruturas das forças de segurança pública por meio de parcerias com o setor privado. O programa permite que empresas destinem parte do ICMS devido para o financiamento de projetos voltados à modernização e ao reaparelhamento das instituições de segurança, como a Brigada Militar.
O comandante do batalhão, major Augusto Ferreira Porto, destaca que a renovação da frota impacta diretamente na qualidade do atendimento à comunidade e na segurança dos próprios policiais durante o patrulhamento.