saiba mais
Malgi conhece os rivais do GauchãoA semana da Malgi é de preparação para um desafio de peso pela Liga Feminina de Futsal (LFF), principal competição do país. A delegação deixa Pelotas nesta sexta-feira (30) rumo à região metropolitana de São Paulo, onde encara às 20h de sábado o Taboão/Magnus, no recém-reformado ginásio Zé do Feijão. Atual campeã da competição, a equipe adversária é uma potência.
Não será o primeiro encontro da Malgi com Taboão: em 2019, mediram forças pela Copa do Brasil. De lá para cá, o projeto paulista cresceu ainda mais. Com investimento da Magnus, empresa de ração para pets, a equipe amarela e preta conquistou a Libertadores em 2022, além de títulos estaduais e nacionais. Em janeiro deste ano, o Taboão recebeu o prêmio de melhor clube de futsal feminino do mundo em pesquisa do site Futsal Planet.
Processo de ganho de experiência
O duelo contra uma potência internacional é mais um passo no processo da associação pelotense em meio à elite do país. O time do técnico Maurício Giusti ainda não somou pontos na LFF. A goleira Suzan, 37 anos, contratada para esta temporada e com experiência na Europa e em equipes da primeira prateleira do futsal brasileiro, destaca que o “caminho está apenas começando”.

Goleira Suzan, 37 anos, contratada para esta temporada e com experiência na Europa e em equipes da primeira prateleira do futsal brasileiro, acredita que o “caminho está apenas começando” (Foto: Jô Folha)
“Tem sido um período de grandes aprendizados e ajustes. Apesar da expectativa positiva no início da temporada, os primeiros resultados não refletiram o que o grupo projetava. A equipe vinha embalada por boas preparações e criou-se uma expectativa significativa em termos de desempenho, o que é natural para quem sonha alto”, avalia a goleira.
Suzan enfatiza o fato de que só três atletas do elenco da Malgi acumulavam experiência na LFF. “A maioria do elenco está vivendo essa realidade pela primeira vez. Isso exige adaptação, maturação e tempo, e é exatamente isso que temos conquistado: evolução jogo a jogo. A confiança segue intacta. O grupo está comprometido, treinando forte e ciente de que os frutos virão. Acreditamos que em breve os primeiros pontos na tabela aparecerão”, afirma.
Após visitar o Taboão/Magnus, a Malgi voltará a atuar em Pelotas no dia 7 de junho, diante da ADTB, de Telêmaco Borba (PR). Então, o calendário aperta: dia 12, o time encara as Leoas da Serra, em Lages (SC), pela primeira fase da Copa do Brasil. Em meio às competições nacionais, no dia 14 a equipe pelotense estreia no Estadual da Liga Gaúcha, do qual é a atual vice-campeã.
Tabela
Sem pontos, a Malgi é a 12ª colocada entre 13 equipes. Na primeira fase, os times se enfrentam em turno único, totalizando 12 partidas para cada. Os oito melhores avançam às quartas de final. As pelotenses já entraram em quadra quatro vezes na LFF.