A semana começa na Zona Sul com tempo instável e pancadas de chuva, devido ao canal de umidade que se estende pelo Estado. Ao longo da semana, a atuação de sistemas de baixa pressão e uma frente fria deve trazer tempestades e ventos fortes. Uma queda acentuada nas temperaturas está prevista a partir da noite de quarta-feira (28).
A nebulosidade e as chuvas frequentes já devem se intensificar a partir da tarde desta terça-feira (27), acompanhadas de trovoadas e rajadas de ventos moderadas a fortes. Nesta terça, as temperaturas devem variar entre 17°C e 23°C, conforme o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet).
A formação de um centro de baixa pressão no litoral, prevista para quarta-feira, trará chuva intensa e ventos fortes à região. As rajadas de vento podem variar entre 80 e 90 km/h em alguns pontos, com risco de ressaca no Litoral Sul, segundo o Boletim Hidrometeorológico da Defesa Civil do RS.
Estabilidade
Na quinta-feira (28), a tendência é que o sistema permaneça atuando, mantendo as condições de instabilidade e rajadas, mas o tempo deve começar a se estabilizar durante a noite. Ao mesmo tempo, as temperaturas também devem cair de forma mais notável, mas sem bater o recorde do ano. Até então, o menor registro foi de 6,8°C, na última sexta-feira (24).
Risco Hidrológico
A partir desta quarta, a região Sul receberá a atenção para a possibilidade de abertura de alertas em função de eventos pontualmente significativos, como enxurradas e alagamentos urbanos, além de inundação de pequeno porte em pequenas bacias, conforme relatório do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).