No próximo dia 31 de maio e 1º de junho, o Casarão das Artes de Rio Grande recebe Dani Prado e Mauro Sá para a estreia do álbum “Através…”, um trabalho autoral que será compartilhado com o público. Numa parceria de três décadas, Dani Prado (letra e música) Mauro Sá (interpretação) está consolidada pelo gosto e envolvimento com a música popular brasileira em apresentações pelo sul do Brasil. Tendo como inspiração o cenário onde a Lagoa dos Patos se encontra com o Oceano Atlântico, a região litorânea e a fronteira com o Uruguai, a proposta dos músicos rio-grandinos é mostrar o trabalho autoral e independente.
Na bagagem, experiências musicais que passam por shows na noite de Rio Grande, em palcos de teatros e em festivais, sempre com a MPB como estilo. Em “Através…” os músicos levam ao público 13 canções autorais de Dani Prado, em composição solo ou coautoria, sendo também o resultado da pluralidade de diversos artistas envolvidos com música, poesia e arranjos. Prado revela que sua influência musical circula pelos sons do Clube da Esquina, da Tropicália e da canção pop, mas que ganha toques de águas das Lagoas que banham a região, o frio e os ventos, ambiente perfeito para as criações das escritas e dos solfejos.
“A música autoral na nossa região é muito forte. É um movimento importante que vai para o MPB, que vai pelo samba, que vai pelo rock’n’roll, você tem um conjunto de artistas independentes com canções vinculadas a essa espacialidade, a questão ambiental, ao universo dos banhados”, explica Prado. Músico da noite, soma experiência ao lado de Mauro Sá nos últimos 30 anos, incluindo prêmios em festivais no território do extremo Sul. “Então chegou o momento de colocar uma parte dessas canções, de forma independente, para o público”.
Os artistas definem cada música como uma “meridiana”, expressão permeada de licença poética, pois são canções que nascem no Sul, na região mais meridional do Brasil. “Cada meridiana se constitui em uma narrativa peculiar, própria, mas por vezes algumas dialogam com outras, ao menos nas motivações de composição e pela estética sonora que as une”, justifica.
Como professor, Dani Prato confessa que a proposta é conversar com o maior número de pessoas com interesse nas temáticas abordadas. “Eu acho que o grande desafio da gente aqui, mais do que disputar nichos de públicos, me parece, é apresentar alternativas, para que as pessoas possam escutar outras coisas também, para além do que toca nas grandes bolhas”, analisa. O nome do álbum faz referência à primeira canção e conta com a participação especial de Hique Gomez, cantor, compositor, ator e multi-instrumentista fundador dos espetáculos Tangos e Tragédias e A Sbornia Kontr’ Atracka.
Show
No show, segundo Prado, é resultado de um álbum que se encontra há um mês nas redes sociais (no perfil @atraves.danimauro) e nas plataformas virtuais, mas que agora chega presencialmente ao público. No palco, os músicos Mauro Sá (voz), Dani Prado (violões), Marcelo Vaz (pianista e diretor musical) e Rodrigo Baraka (percussão).