O Tecon Rio Grande, operado pela Wilson Sons, recebeu a certificação internacional I-REC (International Renewable Energy Certificate), atestando o uso exclusivo de energia elétrica proveniente de fontes renováveis em suas operações em 2024. Com isso, o terminal zerou suas emissões de escopo 2 – associadas ao consumo de energia elétrica e às emissões indiretas.
A certificação I-REC garante que toda a energia consumida no terminal seja derivada de fontes de energia limpa – como solar, eólica ou de pequenas centrais hidrelétricas. A concessão do selo foi realizada pela EDP Brasil, empresa referência na geração de energia no Brasil.
“O certificado I-REC reforça o compromisso do Tecon Rio Grande com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, alinhando-se às melhores práticas do mercado”, afirma Paulo Bertinetti, diretor-presidente do terminal. “Com essa iniciativa, estima-se que as emissões de escopo 2 de gases de efeito estufa no terminal tenham sido reduzidas em aproximadamente 80%, consolidando nosso avanço rumo a uma operação cada vez mais limpa e eficiente”.
Projeto antigo
A conquista é resultado de um planejamento iniciado em 2023, quando a Wilson Sons anunciou o objetivo de operar com energia 100% renovável no terminal a partir de 2024. Para isso, foi firmado contrato para aquisição dos certificados I-REC referentes ao triênio 2024-2026, além de medidas como a instalação de uma usina solar fotovoltaica com 74 módulos no estacionamento principal do terminal. O sistema também conta com carregadores para veículos elétricos, voltados a colaboradores e visitantes.
Além da certificação I-REC, o terminal possui a ISO 14001:2015, norma internacional voltada à gestão ambiental. A estrutura atual do Tecon Rio Grande permite movimentar até 1,4 milhão de TEUs e receber navios do tipo New Panamax em seu cais de 900 metros. Atendendo mais de três mil clientes entre importadores e exportadores, o terminal mantém conexões semanais com os principais mercados do mundo por meio de 13 armadores.