Uma quadrilha especializada em golpes no comércio com o uso de documentos falsos de Pelotas foi desarticulada na manhã desta quinta-feira (22), durante a Operação Firewall, da Polícia Civil coordenada pela 1ª Delegacia de Polícia. Foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão. A ação contou com o apoio operacional de todas as delegacias de Pelotas, e da Delegacia de Capão do Leão.
Conforme a delegada Walquiria Meder, a investigação teve início em janeiro deste ano, com a apreensão dos telefones de alguns suspeitos que foram abordados com objetos adquiridos no comércio com documentos falsos. A partir das apreensões, e após obter autorização judicial para o manuseio dos aparelhos, os agentes identificaram os integrantes da quadrilha, bem como encontrou centenas de documentos digitais falsificados, que eram utilizados para efetuar compras no comércio de forma fraudulenta.
Foram também encontrados indicativos de que um dos integrantes da associação criminosa trata-se de um hacker, responsável por invadir sistemas informatizados das lojas para realizar cadastros com documentos falsificados, bem como tentava acessar sistemas informatizados de uso exclusivo do Poder Público, além de armazenar dados cadastrais de autoridades ligadas à área da segurança pública. A delegada refere que, em relação a estes delitos, as investigações devem seguir agora através do departamento especializado em crimes cibernéticos de Porto Alegre.
A ação contou com a participação de mais de 50 policiais, e resultou na apreensão de telefones celulares, computadores e diversos documentos e objetos armazenados pela quadrilha, em todas as regiões da cidade.
Os presos foram encaminhados ao Presídio Regional de Pelotas. A Polícia solicita que qualquer informação sobre delitos praticados no Centro, podem ser dirigidos ao setor de investigação da 1.ª DP, ou pelo telefone (53) 98427-6986.