A partir das 19h desta quinta-feira (22), será realizada mais uma edição do Painel Pensar Negócios, promovido pelo jornal A Hora do Sul, na sede da Associação Comercial de Pelotas (ACP). O tema central do encontro será “Os desafios da gestão para a sustentabilidade dos negócios”, com foco em estratégias de inovação e responsabilidade corporativa em meio a mudanças econômicas e ambientais frequentes.
Participam como painelistas os economistas, Luiz Carlos Pereira da Silva, diretor da Companytec e da Wertco, e Mauro Bom, diretor-executivo da ACP. A mediação será feita por Régis Nogueira, diretor-executivo do jornal. A expectativa é que o debate contribua para o fortalecimento do ecossistema empresarial local, gerando conhecimento e oportunidades de networking entre os participantes.
Esta será a primeira edição do evento em 2025 e pretende estimular reflexões sobre como empresários e gestores podem adaptar seus modelos de negócio para garantir crescimento sustentável e maior resiliência diante das transformações atuais. A proposta é promover uma cultura de investimento consciente, com análise crítica de cases locais que vêm obtendo bons resultados.
O evento gratuito acontecerá no Salão Nobre da ACP (rua Sete de Setembro, 274 – Palácio do Comércio) e as inscrições estão abertas pelo link encurtador.com.br/lD5B6.
Além do meio ambiente
Mauro Bom destaca que a sustentabilidade na gestão vai além da esfera ambiental. Segundo ele, o tema precisa ser analisado sob três perspectivas: a econômica, que garante os resultados e a continuidade da empresa no presente e no futuro; a social, que considera o impacto das organizações nas comunidades onde atuam; e a ambiental, que trata da preservação dos recursos naturais para não comprometer as próximas gerações.
Durante o painel, Bom pretende discutir práticas sustentáveis possíveis para diferentes tipos de empresas e reforçar que a base da gestão sustentável está em gerar resultados hoje sem comprometer o amanhã. “Temos que olhar a sustentabilidade sobre um ângulo mais alto. Além da questão ambiental, temos a questão econômica e a questão social”, diz.
Sobrevivência do negócio
Para Pereira da Silva, a sustentabilidade nos negócios hoje é uma “questão de sobrevivência”. Ele destaca que empresas que não adotarem práticas sustentáveis dificilmente terão uma trajetória duradoura. Na mesma linha de Bom, embora o tema costume ser associado principalmente ao meio ambiente e à energia, ele reforça que sustentabilidade é mais ampla.
Na visão dele, a sustentabilidade envolve a eficiência operacional da empresa, o uso de tecnologias modernas e a valorização das pessoas. Outro ponto essencial é a relação com os clientes, garantindo a satisfação e a inovação constante nos produtos e serviços. Somente depois disso, Ele reforça ainda a importância questão ambiental.
Gestão sustentável
Conforme o mediador Régis Nogueira, a sustentabilidade na gestão é essencial para a continuidade dos negócios. Ele cita que muitas empresas acabam encerrando suas atividades ou enfrentando dificuldades financeiras por falta de uma gestão adequada, sem processos bem definidos, organização ou profissionalização. “A gente vai abordar esse tema pela importância, necessidade e impacto que causa dentro da estrutura do negócio”, conclui o gestor.