À frente do Clube de Leitura Ler Mulheres, a professora do Centro de Letras e Comunicação da UFPel, Vanessa Doumid Damasceno, conta que seu gosto pela leitura começou na infância, permeado por práticas sociais, e se intensificou na adolescência. Hoje, continua como uma forma de descoberta e aprofundamento no entendimento do mundo.
Como nasceu o seu gosto pela leitura?
Eu sempre tive os livros como companheiros, como parceiros. Buscava na leitura momentos em que queria entender e conhecer o mundo. A leitura faz parte das minhas vivências desde a infância, passando pela adolescência e, mais intensamente, a partir do momento em que entrei na universidade. Ela está presente nas minhas práticas desde que tenho memória de vida.
Como surgiu o Clube de Leitura Ler Mulheres da UFPel?
O Clube de Leitura Ler Mulheres do Centro de Letras e Comunicação da UFPel está atualmente em seu terceiro ano. Ele surgiu como um projeto de extensão dentro da universidade, a partir de um desejo pessoal meu de criar um espaço para socializar e compartilhar leituras de obras escritas por mulheres. É um clube gratuito e de fácil acesso — qualquer pessoa pode participar e se somar à ideia.
Quais foram as principais contribuições do clube até agora?
Uma das principais contribuições foi conseguir sair dos muros da universidade e cumprir o papel extensionista da UFPel, promovendo o diálogo com a sociedade. Também oferecemos a oportunidade de participar de um clube de leitura gratuito. Recebemos muitos relatos sobre os impactos positivos do clube e as transformações provocadas pelas leituras. As participantes compartilham como esses encontros mensais são importantes, como aguardam por eles. Cada encontro transforma: as pessoas já chegam diferentes por terem lido a obra e saem ainda mais transformadas após o momento de partilha.
Como fazer para participar?
A participação no clube é totalmente gratuita. A indicação do livro do mês é divulgada pelos canais digitais. Os encontros acontecem sempre na última quinta-feira de cada mês, às 18h, na Outro Porto, parceira do projeto, localizada na Rua Benjamin Constant, 701A. Não é necessário realizar inscrição — basta comparecer.
Mais informações estão disponíveis pelo e-mail [email protected] e no Instagram @clc.ufpel.