A Nova Engenharia S.A. deve iniciar no segundo semestre os serviços para elaboração dos projetos básico e executivo da ponte entre Rio Grande e São José do Norte. A empresa venceu a licitação promovida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) com uma proposta de R$ 7,59 milhões, superando outras seis concorrentes, e agora aguarda o processo de análise técnica da documentação, que deve durar até 15 dias.
Os projetos de engenharia são considerados fundamentais para a viabilização da futura obra, orçada em aproximadamente R$ 1 bilhão. A ponte terá cerca de 3,8 km de extensão, ligando a avenida Honório Bicalho, em Rio Grande, ao Arroio do Laracha, em São José do Norte, substituindo a travessia atual por balsas e lanchas, utilizada diariamente por mais de oito mil pessoas.
Segundo o cronograma apresentado pelo Dnit para a Nova Engenharia S.A., os serviços estão divididos em seis etapas principais, que se estendem de outubro de 2024 a julho de 2027, totalizando 1.349 dias corridos.
A primeira etapa será a mobilização da equipe técnica e o desenvolvimento do Relatório de Planejamento de Serviços, previsto entre outubro e dezembro de 2024. Nesse período, será estruturada toda a base administrativa, operacional e metodológica para a execução do contrato, com definição de recursos, cronograma detalhado e sistema de controle de qualidade.
A segunda fase, prevista para ocorrer entre novembro de 2024 e janeiro de 2026, será dedicada à realização dos estudos preliminares. Serão feitos levantamentos topográficos, batimétricos e ambientais, sondagens geotécnicas, estudos de tráfego, hidrologia e diagnóstico ambiental da área de influência da ponte.
Entre junho de 2025 e janeiro de 2027, será desenvolvido o projeto básico, considerado a terceira etapa. Esse é o momento em que a empresa definirá o traçado final da ponte, seu modelo estrutural – com elevação ou tipo “canivete” – e apresentará os projetos de terraplenagem, drenagem, pavimentação, sinalização, obras de arte especiais, paisagismo e compensações ambientais.
Logo após, entre janeiro e março de 2027, será feita a revisão e entrega final do projeto básico, com validação por parte do Dnit. Com a aprovação da etapa, será iniciada a elaboração do projeto executivo, que ocorrerá até junho de 2027, com previsão de entrega até julho. Nessa fase, todos os elementos do projeto básico serão detalhados em nível técnico e legal para possibilitar a licitação da obra física.
Impactos
A estrutura permitirá redução de até 100 quilômetros no trajeto rodoviário entre o sul e o norte do Estado, além de fortalecer o sistema logístico regional. A ligação viária também abrirá novas possibilidades de expansão portuária em São José do Norte, onde há um canal de navegação natural com profundidade de 14 metros e capacidade para instalação de 19 berços e seis terminais.
Quem é a empresa?
Fundada em novembro de 2024, a Nova Engenharia S.A. é uma empresa especializada em projetos de infraestrutura civil. A empresa faz parte do Grupo Ecovix/Nova Participações, que também inclui a Nova Engevix Engenharia e Projetos S.A. — sucessora da Engevix Engenharia. Ambas possuem José Antunes Sobrinho como diretor e compartilham de estrutura técnica e expertise em grandes obras nacionais.