O Rio Grande do Sul será o primeiro estado da região Sul do Brasil a receber um cabo submarino de conexão internacional. O anúncio foi feito nesta terça-feira (20), em Brasília pela gigante da tecnologia Meta, responsável pelo Facebook e pelo Instagram, e pela V.tal, empresa de infraestrutura de rede neutra de fibra óptica.
A nova ramificação do cabo submarino Malbec terá 280 quilômetros e deve ser concluída até 2027. A conexão será pelo Balneário Pinhal e chegará até Porto Alegre por cabos subterrâneos.
Atualmente, a infraestrutura já possui 2,5 mil quilômetros de cabos ligando Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires, na Argentina. O nome Malbec foi escolhido em alusão aos vinhos argentinos, e o sistema entrou em funcionamento em 2021.
A chegada do cabo representa um salto inédito na infraestrutura digital do estado e posiciona Porto Alegre como um novo hub de conectividade na América do Sul.
Com a nova rota, o Rio Grande do Sul terá melhorias na distribuição de dados e novas alternativas de tráfego para garantir a estabilidade dos serviços pela internet.
“É uma decisão de futuro, que posiciona o RS no centro da rede global e amplia nossas oportunidades de crescimento com inovação”, comemorou o governador Eduardo Leite (PSD) nas redes sociais.
O CEO da V.tal, Felipe Campos, afirmou que a infraestrutura irá atrair operadoras, big techs e serviços de transmissão de vídeo, por exemplo. “Todos os países do Cone Sul serão beneficiados com esse novo ecossistema, sem falar nos usuários finais e empresas, que terão uma melhor experiência no uso da internet e de aplicações digitais”, disse.