Desde o final de março, a Secretaria Municipal de Turismo vem realizando suas operações na antiga Estação Férrea de Pelotas. Na noite desta segunda-feira (19), o espaço foi oficialmente inaugurado, marcando um novo ciclo com a instalação exclusiva de uma pasta dedicada inteiramente ao turismo. Anteriormente, as atividades ocorriam na rua Félix Xavier da Cunha, 603, e a mudança, segundo a prefeitura, visa aproveitar os prédios públicos e reduzir os custos com locação.
Para o secretário de Turismo Danilo Rodrigues, o local, que já pertence ao organismo municipal e possui fácil acessibilidade, representa o reconhecimento e a consolidação de uma demanda antiga da sociedade, atendida pelo prefeito. Segundo ele, a mudança simboliza a missão de “levar Pelotas para o mundo”, possibilitando um olhar exclusivo e fortalecido para o setor.
A vice-prefeita, Daniela Brizolara (PSOL), também celebrou a iniciativa, afirmando que “o turismo é uma das principais matrizes de desenvolvimento econômico e sustentável”. Ela ressaltou que Pelotas se destaca não só pelo seu patrimônio histórico e cultural, mas também pelas belezas naturais e pela riqueza gastronômica, evidenciando o potencial de transformação e crescimento para o município.
Expectativas positivas
O guia de turismo Rui Achague destaca a importância de ter um local de conexão para guias, turistas e poder público. “É uma forma de ser o espelho e antena das informações”.
O evento contou com apresentações da Banda da Brigada, da invernada juvenil da União Gaúcha João Simões Lopes Neto, da corte do carnaval de Pelotas, da Academia do Samba, Bloco do Mapa e do cantor Rafael Benett.