Provando que nem só de rusgas vive a relação entre prefeitura e Câmara, o vereador Cristiano Silva (UB) deu uma ideia boa ao governo do prefeito Fernando Marroni (PT): a criação de um escritório de representação de Pelotas em Brasília. A ideia do vereador, que é da oposição, parece óbvia, e surpreende que até agora nenhum governo passado tenha pensado em colocá-la em prática.
Para conseguir trazer recursos dos ministérios e, principalmente, de emendas parlamentares, prefeito e vereadores precisam fazer verdadeiras peregrinações pelos gabinetes de Brasília. Dos primeiros 135 dias de governo, o prefeito passou 20 deles na capital federal e a Câmara já pagou mais de R$ 400 mil em diárias. Embora os valores pagos com essas viagens sejam elevados, elas são, de fato, necessárias para atrair recursos para o município.
Com a criação de um escritório em Brasília, Pelotas terá uma representação constante no centro da tomada de decisões sobre a destinação dos recursos federais. Com uma boa relação entre os poderes do município, o escritório também poderá ser um importante ponto de encontro para centralizar e acompanhar as demandas de Pelotas e da região.
A criação de um escritório de representação em Brasília não é inédita. O governo do Estado tem o seu, comandado pelo pelotense Henrique Pires, e Caxias do Sul criou o escritório no começo deste ano. Com as pessoas certas à frente da iniciativa, pode ser um avanço importante para Pelotas.