Porto de Rio Grande recebe cargueiro de grande porte

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

Porto de Rio Grande recebe cargueiro de grande porte

Por

Há 50 anos

Estava no Porto de Rio Grande o navio grego Mount Pindus da companhia Merss Metropolitan Bull Corporation, com sede em Piraeus. O cargueiro estava no município para carregar 21 mil toneladas de soja em grão e farelo, depois seguiria para os portos de Paranaguá e Santos.

O navio tinha 225 metros de comprimento e até maio de 1975 era considerado o maior que já tinha atracado no porto rio-grandino. Um outro navio, de comprimento maior, tinha estado na cidade, porém não chegou a atracar no cais.

1975 marcou a visita do Mount Pindus

Com sete compartimentos, tinha capacidade de carregar 60 mil toneladas de carga. O Mont Pindus foi construído no Japão. A vinda a Rio Grande foi agenciada pela empresa Serrana Sociedade de Agenciamento e Navegação Ltda.

O Mount Pindos era comandado pelo capitão John Mantzavinos, com 55 anos, e tinha 38 anos de experiência em navegação. O comandante participou da invasão da Normandia, na 2ª Guerra Mundial, integrando a marinha grega.

Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 70 anos

Mesmo com certames indefinidos, times buscam mais reforços

Maio marcou a temporada de novidades nos clubes de futebol pelotenses. O Grêmio Esportivo Brasil contratou Herculano para substituir Mortoza, que estava se aposentando. Casquinha, do Cruzeiro, e Catalã eram os novos atletas do Esporte Clube Pelotas. Bitate era nome do Farroupilha.

As contratações eram para o Torneio Início que estava prestes a começar. Porém ainda havia dúvidas quanto ao formato do certame Zona do Litoral.

Não se sabia se seria como em 1954, com a participação de times de Bagé, Rio Grande e Pelotas ou se voltaria a ser disputado como anteriormente, somente com os campeões da cada cidade. O vitorioso disputava o campeonato estadual.

Fonte: jornal A Alvorada/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 50 anos

Dobram os casos de poliomielite na cidade de um ano para o outro

O médico Milton Moraes levantou a possibilidade de se realizar uma campanha de vacinação em massa contra a poliomielite no segundo semestre, em Pelotas. Dados divulgados pela 3ª Delegacia Regional de Saúde demonstraram um sensível acréscimo na ocorrência de casos da doença.

Médico orienta a vacinação em massa

No ano anterior, 1974, haviam sido registrados cinco casos de poliomielite no município, e somente no primeiro trimestre de 1975 o número tinha sido quase duplicado. A campanha de vacinação múltipla no perímetro urbano continuava na cidade, mesmo depois da data prevista de término. Nas duas primeiras semanas de maio, o número de vacinados nas escolas visitadas era considerado baixo.

Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 100 anos

Aniversário do A Situação é saudado

O jornal A Situação de Jaguarão completou, em 18 de maio de 1925, 20 anos de circulação. A publicação foi saudada pela redação do jornal Diário Popular, que registrou o fato.

A Situação nasceu em 1905 e era um órgão do Partido Republicano. Nas suas páginas era possível encontrar informes gerais e oficiais, tinha seção literária e de notícias, além de serviços de utilidade pública. O primeiro diretor foi o jornalista Lourival Cunha.

Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Acompanhe
nossas
redes sociais