Piratini será capital simbólica do RS no dia 20 de setembro

Estado

Piratini será capital simbólica do RS no dia 20 de setembro

Prefeitura espera que demandas sejam despachadas diretamente da cidade neste dia

Por

Piratini será capital simbólica do RS no dia 20 de setembro
Cidade é conhecida por seu papel fundamental na Revolução Farroupilha

Foi sancionada pelo governador Eduardo Leite (PSD) a lei nº 16.290 que declara o município de Piratini como capital simbólica do Rio Grande do Sul em todos os dias 20 de setembro. A homenagem à primeira capital da República Rio-Grandense, fundada em 1836, foi proposta na Assembleia Legislativa gaúcha, em março deste ano, pelo deputado estadual Beto Fantinel (MDB). O relator da proposta, deputado Pedro Pereira (PSDB), afirmou que a matéria tem caráter reparatório e histórico ao valorizar o significado da Revolução Farroupilha.

A honraria começou a ser discutida no plenário da Câmara Municipal de Piratini, pelo vereador Jimmy Carter (MDB), e aprovada. Agora, com a sanção do governador, uma vez no ano a sede administrativa do Estado estará em Piratini, o que possibilita o desenvolvimento de diversas iniciativas para fomentar o turismo e a economia do município.

O prefeito de Piratini, Márcio Porto (MDB), destaca que a lei é uma justiça histórica. “Com o fim da Revolução Farroupilha, a nossa cidade sofreu muita perseguição administrativa. Então, é possível que nosso desenvolvimento fosse muito melhor se não fossem essas sanções do Império. Essa lei nos possibilita resgatar a história e essa visibilidade”, afirma.

Sobre o que a decisão trará, de fato, para a cidade, Porto diz que será acertado com o governo do Estado como será o processo, se irá, ao menos simbolicamente, despachar algumas demandas diretamente de Piratini. “Estamos preparando um evento especial para receber o governo e celebrar o primeiro dia 20 de setembro como Capital dos gaúchos”, destaca.

Olhar para o turismo

A secretária de Turismo de Piratini, Ana Caetano, afirma que o título irá valorizar ainda mais o papel da cidade na construção da memória farroupilha. “Mais do que uma homenagem, para nós piratinienses essa lei reforça o papel importante que Piratini teve durante a Revolução Farroupilha. O 20 de setembro já é um símbolo de luta e de orgulho para o povo gaúcho, e agora, com esse reconhecimento, a Primeira Capital Farroupilha ganha ainda mais destaque como um lugar que representa a bravura e os ideais que fazem parte da nossa identidade”, afirma.

Os preparativos para a Semana Farroupilha, que acontecerá de 13 a 20 de setembro, já iniciaram no município. “A festa deste ano será ainda mais especial, refletindo a grandeza desta conquista”, exalta a secretária.

Acompanhe
nossas
redes sociais