Pelotas obtém destaque no Índice Brasileiro de Conectividade. O município encontra-se bem ranqueado no acesso à telefonia móvel no país, ficando na 39ª posição em solo nacional. Da mesma forma, obtém distinção no acesso à banda larga, tanto no ranking estadual quanto no nacional.
Na área da telefonia móvel, em dezembro de 2024, Pelotas registrou 502.163 linhas. Com uma densidade de serviço de 110,4 para cada 100 habitantes, valor 7,4% maior que a densidade registrada no Estado; 8,7% maior do que a registrada no país. 310.836 celulares possuem acesso à internet 4G.
De acordo com o professor do curso Técnico em Telecomunicações do IFSul Câmpus Pelotas, Nathan Jandt Amaral, o bom desempenho se deve ao fato de Pelotas ter como base da sua economia o setor de serviços, tanto os públicos quanto os privados. “A cidade é referência nacional para a questão de universidades e a associação desses dois fatores, juntamente a quantidade de operadoras existentes e ampla cobertura, ajuda a ranquear Pelotas neste patamar”, avalia.
Igualmente, contribui para o expressivo número de linhas (quase o dobro da população local), o uso de chip de celular por diversos tipos de equipamentos na sua composição, como central de alarme com discadora. Também, a opção por muitas pessoas de ter dois chips por aparelho celular.
Em acessos à banda larga fixa, são 119.965 pessoas. A densidade do serviço é de 35,7 acessos para cada 100 habitantes, 7,5% maior que a do Estado/ 45,1% maior que a do Brasil. O município ocupa 59º posição do RS e 244º no país. O bom índice, de acordo com o docente, se deve ao fato de Pelotas ser bastante urbanizada. “Quanto mais provedores nós temos numa cidade, o maior vai ser a abrangência do sinal de banda larga chegando na casa dos assinantes”, diz.
Também considerada destaque, o sinal 4G existente no município registrou cobertura de 97,2% da população. A presença de três operadoras funcionando no município é o motivo do ótimo resultado. Entretanto, conforme o docente, ainda existe espaço para a melhoria, visto que a cada 100 pessoas, três não estão com sinal coberto.
Outro ponto responsável pela cobertura do sinal 4G, é o número de estações existentes: 129. O número de torres deve aumentar significativamente nos próximos anos, visto a Anatel ter autorizado a cidade de Pelotas a receber o sinal 5G. “Em um local onde nós temos uma infraestrutura com uma torre de sinal 4G, para atender um sinal 5G, nós teremos que ter em torno de, pelo menos, cinco ou seis torres”, projeta.
Mão de obra qualificada
O docente ainda destaca que o bom posicionamento de Pelotas no ranking se deve a oferta de mão de obra qualificada, visto o município ter o IFSul com vasta oferta de cursos técnicos, diversas faculdades e universidades, o que contribui para a formação de bons profissionais.
Em queda
Ao contrário da telefonia móvel, a fixa vem reduzindo desde 2020, dado relacionado com o começo da pandemia de Covid-19. “Até 2024 tivemos uma redução bem considerável”, avalia. Em 2019, eram 62.364; em 2024, 41.063.
Questão que também influenciou a queda, se deve ao fato da maior facilidade do cancelamento das linhas fixas.