Já está delimitado o canteiro para a continuidade das obras da nova sede do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel). Estão sendo construídos dois novos blocos: um de internação, com 270 leitos, e outro de apoio diagnóstico, na área do prédio do Ambulatório Central, que será demolido para dar lugar ao bloco 2 do HE. Até agosto, os atendimentos serão transferidos temporariamente para a antiga Laneira, na avenida Duque de Caxias, 104.
Para que a transferência dos atendimentos ocorra, no momento é preciso aguardar a finalização das obras no novo endereço. Com a intervenção na Laneira quase concluída, etapas de instalação elétrica e pavimentação externa continuam sendo finalizadas, e devem possibilitar a mudança no meio deste ano. O novo espaço também pretende atender todas as mesmas demandas atuais do ambulatório.
Enquanto isso, o ambulatório continua funcionando normalmente na rua Almirante Guilhobel, aos fundos da Rodoviária de Pelotas. No entanto, as obras do HE têm limitado a área de estacionamento do ambulatório, e uma servidora tem prestado o serviço de orientação aos motoristas que ingressam no local.
Transferência sem prejuízos
Segundo a diretora da Faculdade de Medicina (Famed/UFPel), Julieta Fripp, a decisão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi pela demolição do ambulatório. “A prioridade agora é garantir que a transição ocorra sem prejuízos. A ideia é que a mudança ocorra apenas quando o prédio estiver totalmente funcional, para evitar qualquer descontinuidade no atendimento”, garante Julieta.
Integração Famed e HE
Julieta Fripp considera fundamental a integração entre a faculdade e o hospital, e cita que o curso vem evoluindo graças a essa articulação entre ensino e assistência. “O novo hospital permitirá qualificar o ensino e o cuidado à saúde regional”, conclui.
Sobre o Paliteiro
O Ambulatório Central, conhecido popularmente como “Paliteiro”, existe desde 2006. É referência para toda a Macrorregião Sul, atendendo cerca de 21 municípios com uma média de 30 mil atendimentos por ano. Recebe pacientes clínicos e cirúrgicos regulados pela Secretaria Municipal de Saúde, com agendamento de segunda a sexta, manhã e tarde.
Sobre o Hospital Escola
Desde 2011, a construção da sede própria do Hospital Escola tem sido planejada como um projeto colaborativo, que pode sair do papel em 2023, por conta de investimentos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Universidades, do governo federal. O novo hospital pretende ampliar a capacidade de atendimento e a complexidade dos serviços de saúde na região, além de fortalecer a formação acadêmica.