Com formação em Administração, mais de 20 anos de experiência em sala de aula, dez anos de consultoria junto ao Sebrae e também empresário, Rafael Damé sempre foi curioso e interessado pelo empreendedorismo e pelas questões que envolvem os empresários — especialmente os de pequenos negócios. Atualmente, atua como consultor na área de gestão e finanças e como instrutor na área comercial no Sebrae.
De que forma o Sebrae contribui para a qualificação do ambiente de negócios?
No Brasil, praticamente 80% das pessoas que empreendem em pequenos negócios o fazem por necessidade. Ou seja, não possuem qualquer experiência ou conhecimento em gestão. É nesse ponto que o Sebrae entra, oferecendo suporte à profissionalização da gestão, conhecimento de mercado e atuação junto ao cliente, além de apoio para compreender o ambiente em que essas empresas estão inseridas.
Qual a importância da assessoria para o empreendedor?
As principais dificuldades estão na gestão. As pessoas normalmente empreendem por terem conhecimento técnico em determinada área ou simplesmente por gostarem de produzir e operar. No entanto, saber fazer não significa saber gerenciar um negócio, liderar pessoas, entre outras tarefas. E é aí que mora a principal dificuldade.
Quais são as principais dificuldades de quem começa a empreender e como vencê-las?
Para superá-las, a busca por conhecimento — seja ele tácito ou empírico — e a curiosidade são fundamentais. Outro ponto importante é a humildade para aprender. É essencial reconhecer a necessidade de buscar apoio especializado, seja para o marketing, para a contabilidade ou para a gestão. Se o empreendedor não sabe ou não quer fazer determinada função, alguém deve ser contratado para isso. Caso contrário, a empresa não conseguirá operar de forma eficiente.
Como está o cenário do empreendedorismo na região Sul?
Na região Sul, a prestação de serviços representa a maioria das iniciativas, seguida pelo comércio e outros segmentos. A região demonstra-se receptiva a parcerias, movida pela percepção de que, principalmente os pequenos negócios, sozinhos não conseguirão alcançar objetivos maiores. Iniciativas online, como o e-commerce e o dropshipping, permitem que pessoas operem localmente com custos operacionais relativamente baixos — muitas vezes com mão de obra qualificada (nossa região é bastante formadora) — e atendam mercados significativamente maiores.