Definidos os jóqueis do 87º Grande Prêmio Princesa do Sul

Turfe

Definidos os jóqueis do 87º Grande Prêmio Princesa do Sul

O recordista mundial de vitórias, Jorge Ricardo, vai montar a égua Punta Arenas, de Renato Bender Machado

Por

Definidos os jóqueis do 87º Grande Prêmio Princesa do Sul
Em 2024, Olimac venceu o mais tradicional GP do interior do Brasil, sob comando de Josiane Marques (Foto: Volmer Perez)

Foram confirmados nesta quarta-feira (14) os jóqueis que conduzirão os dez animais inscritos para o 87º Grande Prêmio Princesa do Sul, que acontece no domingo (18), às 15h45min, no Jockey Club de Pelotas. A grande atração da festa, o jóquei recordista mundial de vitórias Jorge Ricardo, vai montar a égua Punta Arenas, de Renato Bender Castro, de Porto Alegre. 

Entre os pilotos do superclássico estão profissionais de renome nacional como Dylan da Silva Machado, campeão do Grande Prêmio Turfe Gaúcho 2025 montando Goodcat (PoA), e do GP Juliano Martins (SP) – prova de Grupo 1 de potros (SP) -, apontado como um dos mais talentosos de sua geração. No 87º GP Princesa, D. S. Machado vai montar Ertugrul Beil, do Stud Sion.

O paranaense Gabriel Sant’Anna, vencedor do GP OSAF 2025 (SP) montando Raya Queen, também desembarca em Pelotas com status de candidato a estrela, para conduzir Dito e Feito, de Fabiano Marimon. Outra revelação do turfe brasileiro, Kauã Gonçalves, que tem feito história com seus hat-tricks na Tablada e é o atual vice-líder da Estatística do Cristal com 48 vitórias na temporada, assinou contrato com o Stud A.M.L. para montar Duc Noire na prova.

Campeões buscam mais um título

Ao lado de J. Ricardo, a grande estrela do 87º GP Princesa do Sul é o tricampeão da prova e atual líder da Estatística do Cristal, Claudinei Farias, que montará Callejero para defender o título do Stud Kategoria – que venceu no ano passado com Olimac, montado por Josiane Marques. Se vencer, C. Farias se tornará o jóquei com maior número de títulos do GP Princesa. Atualmente ele divide a posição com Miguel Barreto, que se aposentou das pistas no ano passado.

Os campeões Henrique de Oliveira (2022, com Deep Dream) e Leonardo Gouvêa (2018, com Let Me Free) vão em busca do segundo título das carreiras. O carioca voador H. Oliveira conduzirá o campeão do GP Cidade do Rio Grande, Fera do Manno, do Stud Lobão de Pelotas. Já L. Gouvêa vai reeditar a parceria que deu muito certo em 2018 com o treinador João Ribeiro e montará Atrevido da Lagoa, de Paulo Laurino. 

A busca pela consagração

O rei das retas, Vagner Montes, foi um dos últimos a ser confirmado na prova. O rio-grandino montará Tallarico, de Clodoaldo Lima, e tentará seu primeiro título. Esse também é o desafio do lourenciano Leonardo Fonseca, tricampeão da Estatística do Jockey Club de Pelotas, que pilotará Quebranto do Stud Sion em busca da consagração.  

Os dois defendem as cores de Pelotas na prova, pois são os únicos que trabalham e moram na cidade.

O grupo é fechado com Ricardo Dornelles, que desce de Porto Alegre para montar Rocky Fon, do Stud Casablanca. Na atual temporada do Cristal, R. Dornelles tem cinco vitórias.

87º GP Princesa do Sul

Punta Arenas, de Renato Bender Castro
Jóquei: Jorge Ricardo

Ertugrul Beil, do Stud Sion
Jóquei: Dylan da Silva Machado

Dito e Feito, de Fabiano Marimon
Jóquei: Gabriel Sant’Anna

Duc Noire, do Stud A.M.L.
Jóquei: Kauã Gonçalves

Callejero, do Stud Kategoria
Jóquei: Claudinei Farias

Fera do Manno, do Stud Lobão de Pelotas
Jóquei: Henrique de Oliveira

Atrevido da Lagoa, de Paulo Laurino
Jóquei: Leonardo Gouvêa

Tallarico, de Clodoaldo Lima
Jóquei: Vagner Montes

Quebranto, do Stud Sion
Jóquei: Leonardo Fonseca

Rocky Fon, do Stud Casablanca
Jóquei: Ricardo Dornelles

Acompanhe
nossas
redes sociais