As vendas do comércio em Pelotas registraram crescimento de 3,47% em relação a 2023, último período em que o comparativo pôde ser feito. Em 2024, devido às enchentes ocorridas em maio, as vendas apresentaram uma queda de 70%. Apesar do saldo positivo, a expectativa do Sindicato do Comércio Varejista de Pelotas (Sindilojas) era maior, visto que, tradicionalmente, a data é a segunda mais representativa em vendas no ano.
No sábado, último dia antes da comemoração, o comércio do centro registrou grande movimento. De acordo com o presidente do Sindilojas, Renzo Antonioli, as vendas começaram lentas, mas melhoraram a partir da última quinta-feira. “Na tarde de quinta-feira, na sexta e no sábado, conseguimos uma recuperação. Mesmo que não tenha sido o que esperávamos, houve crescimento, e isso é significativo”, avalia.
Para Antonioli, caso os juros e a inflação estivessem controlados, possivelmente o resultado das vendas teria sido ainda melhor. Conforme o Sindilojas, o tíquete médio ficou em torno de R$ 217,00. Na liderança das vendas estavam as roupas, seguidas por sapatos, eletroeletrônicos e perfumes.
Estratégia para alavancar vendas
Conforme o gerente de uma loja de bazar no centro, Lucas Maduell Reis, as vendas de 2025 registraram aumento de 10%. Para atrair os consumidores, a loja apostou na estratégia de promover ofertas pontuais. Os itens mais comercializados foram panelas, utensílios de cozinha — como faqueiros e utilidades —, além de produtos de limpeza prática, como o mop giratório.
“Desenvolvemos a campanha ‘Mãe é Plural’, e toda a nossa comunicação foi baseada nela”, explica. Nos últimos dias antes da data, a rede de lojas optou pela comunicação direta via WhatsApp. “Fizemos uma ação mais agressiva no nosso grupo de ofertas e trouxemos muitas oportunidades. Teve um super retorno”, comemora.
Abaixo das expectativas
Para uma loja de acessórios femininos, a segunda data mais esperada do ano foi frustrante. De acordo com a proprietária, Jociara Duarte, as vendas de 2025 foram bem mais fracas do que as de 2024, ano em que as vendas já haviam sido afetadas pela enchente. “Somente no sábado tivemos um movimento maior”, relata.
Como preparativo para o Dia das Mães, a loja de acessórios investiu em mídia digital, com verbas destinadas a plataformas de disparo de conteúdo e à participação de blogueiras na divulgação dos produtos. “Normalmente, o Dia das Mães é o nosso segundo Natal, mas neste ano foi bem abaixo do esperado.”