UFPel integra 23ª Semana Nacional de Museus

Comemoração

UFPel integra 23ª Semana Nacional de Museus

Instituições museológicas estarão excepcionalmente abertas das 10h às 18h, a partir desta terça-feira

Por

Atualizado terça-feira,
13 de Maio de 2025 às 14:03

UFPel integra 23ª Semana Nacional de Museus
Auditório do Museu do Doce recebe a abertura do seminário. (Foto: Divulgação)

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), até domingo é celebrada a 23ª Semana Nacional de Museus, que ocorre em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. Integrando essa comemoração, a Rede de Museus da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas realiza seminário a partir desta quarta-feira (14) até sexta-feira (16), no Museu do Doce, Casarão 8 de praça Coronel Pedro Osorio.

Além desta atividade os Museus, incluindo o Carlos Ritter e de Arte Leopoldo Gotuzzo, estarão com atividades especiais a partir desta terça-feira (13) até domingo (18), excepcionalmente das 10h às 18h. A programação completa pode ser conferida através do @rededemuseusufpel, no Instagram e no Facebook.

A cerimônia de abertura ocorrerá na quarta, às 17h, com a presença de autoridades e também o lançamento dos anais do evento do ano passado, no auditório do Museu do Doce. A primeira conferência, com o tema Sou muito mais que uma escola de samba: quando a Museologia encontra o Carnaval, será ministrada pela professora doutora Vanessa Aquino, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O auditório também receberá atividades pela manhã, com as apresentações de trabalhos acadêmicos. Na quinta-feira (15), no mesmo horário, terá início a mesa Rede de Museus e Acervos da UFPel: história e protagonismo da organização coletiva com as professoras doutoras Nóris Leal e Andréa Lacerda Bachettini, também da UFPel.

Na sexta-feira, às 14h, a mesa Políticas para Museus, Acervos e Patrimônio Universitário: o futuro nas ações do hoje será conduzida pelo professor doutor Daniel Viana de Souza, da UFPel e por Damiane Daniel Silva Oliveira dos Santos, Comissão Permanente e Multidisciplinar sobre Museus Federais no âmbito do Ministério da Educação (CGPP/DIFES/SESU/MEC). Às 16h ocorrerá a oficina Gestão de Acervos para a Rede de Museus da UFPel ministrada pelo professor doutor Diego Ribeiro e pela professora Noris Leal.

No sábado (17), às 10h, ocorrerá a oficina de artesanato em feltro para crianças. A artesã Rita Coreixas, da Retalharia by Coreixas, é quem vai ensinar os participantes a fazer a Pelotine, a abelhinha mascote do Museu do Doce. Inscrições pelo link l1nk.dev/HI2p4.

Carlos Ritter

Hoje o Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter (MCNCR), das 14h às 17h30min, realiza a atividade Fazendo arte no herbário, sob responsabilidade das discentes Caroline Scherer, Patrícia de Oliveira Neves, do Curso de Ciências Biológicas. Na quinta-feira ocorrerá a inauguração dos recursos de acessibilidade do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, às 15h.

Na sexta-feira, em parceria com o Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia (Lencibio), ocorrerá a cerimônia de abertura da exposição Museu Carlos Ritter: 55 anos entrelaçando memórias e tecendo saberes, às 18h30min, para convidados. A atividade marca a história da instituição no âmbito da pesquisa, ensino e preservação do patrimônio natural, sempre reafirmando o compromisso com a educação científica e a valorização da biodiversidade da nossa região. A visitação começa neste sábado e se estende até o dia 2 de agosto, na sede da entidade, praça Coronel Pedro Osório, 1.

Corpo masculino

O Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg/UFPel) inaugura na quinta-feira, às 17h, a exposição Virilidade e identidade: o corpo masculino na obra de Gotuzzo, com curadoria do professor Ricardo Ayres (CA/UFPel). A mostra apresenta um recorte do acervo do Malg em uma perspectiva de gênero, investigando os discursos da masculinidade nas obras do artista pelotense.

Acompanhe
nossas
redes sociais