1º Festival Sul Universal terá encerramento em Pelotas

Música

1º Festival Sul Universal terá encerramento em Pelotas

O evento reúne Paulinho Cardoso Quarteto e Carlos Badia e Grupo na Casa do Tambor, na praia do Laranjal

Por

1º Festival Sul Universal terá encerramento em Pelotas
Paulinho Cardoso Quarteto é uma das atrações do evento. (Foto: Julia Saldanha)

Após seu lançamento na capital gaúcha, com atrações da região de Pelotas (Kako Xavier e o Baile da Tamborada), o 1º Festival Sul Universal vem percorrendo cinco cidades do Rio Grande do Sul: Encantado, Osório, Porto Alegre e Lajeado. Agora o encerrando é no solo pelotense, neste sábado (17). A entrada é franca.

A proposta é ampliar o acesso à música de qualidade e fomentar a produção artística local, valorizando talentos que misturam tradição e modernidade sonora. Segundo os organizadores, o festival busca construir pontes entre os sons do pampa e as tendências globais, promovendo encontros entre milongas, jazz, rap, chamamés e zambas. Um dos propósitos do festival é romper fronteiras sonoras, unindo a identidade musical do Sul do Brasil com o que há de mais inventivo na música universal.

Neste sábado, Paulinho Cardoso Quarteto e Carlos Badia e Grupo se apresentam, a partir das 18h30min, na Casa do Tambor, na rua São Leopoldo, 243, no Laranjal. A programação completa pode ser conferida no site suluniversal.com.br e nas redes sociais (@suluniversal no Instagram e Facebook).

Sotaque sulista

O acordeonista caxiense Paulinho Cardoso apresenta um trabalho de música instrumental autoral que mescla o sotaque sulista com ritmos como o chamamé, a vanera aos ritmos brasileiros fazendo uma alquimia com muito improviso e jazz. O quarteto se completa com Miguel Tejera, no baixo, Daniel Vargas na bateria e Zé Ramos na guitarra.

Com sua sonoridade universal, misturando linguagens estéticas e musicais do sul do Brasil com ritmos latino-americanos, Carlos Badia vem com seu novo trio, com ele na guitarra Archtop de sete cordas, Ricardo Arenhaldt na bateria, Lucas Esvael no baixo e, como coringa e surpresa no grupo, Clauber Scholles, na técnica e operação de VSs. Neste concerto, o artista mostra várias músicas de seus quatro álbuns lançados, algumas composições inéditas do próximo álbum, além de releituras criativas de músicas conhecidas do grande público.

PNAB financia

O 1º Festival Sul Universal foi contemplado no Edital Sedac nº 32/2024, por meio do financiamento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), programa do Ministério da Cultura do Governo Federal. Com planejamento cultural da Gaita Produtora Cultural e Experimentais Cria Cultura, a iniciativa tem apoio do Movimento Sul Universal, IEM – Instituto Estadual da Música e Cubo Play.

Movimento Sul Universal

A transversalidade de linguagens no contexto da música feita no RS, criou uma atmosfera, uma estética e sonoridade próprias. E nisso reside o que se designou como Movimento Sul Universal, um coletivo de músicos e grupos constituído de forma organizada e atuante na cena cultural do Estado, do país e do mundo, com o objetivo de estimular essa produção musical.

O Festival integra as primeiras ações do Movimento Sul Universal, dentre as quais se destacam o Podcast Sul Universal – cujo a primeira temporada está disponível nos canais no YouTube do MSU (youtube.com/@suluniversal) e da CuboPlay (youtube.com/@CuboPlay) e a futura Escola Sul Universal

Acompanhe
nossas
redes sociais