Tentando voltar a pontuar depois de duas derrotas seguidas, o Grêmio Esportivo Brasil enfrenta o São Luiz, às 16h deste sábado, no estádio 19 de Outubro, pela quarta rodada do grupo A8 da Série D.
A sequência ruim fez o Xavante cair para o quinto lugar, porém uma vitória em Ijuí poderá deixar o Rubro-Negro até mesmo em terceiro, dependendo de outros resultados. Por outro lado, uma nova derrota abre a possibilidade de cair para a última posição da chave caso Marcílio Dias e Guarany vençam os seus jogos.
O Brasil anunciou a transmissão da TV Xavante com imagens no Youtube.
Equipe “ideal”
O Brasil encerrou a preparação com um treino na sexta-feira já em Ijuí. Com mais uma semana para trabalhar, Emerson Cris poderá escalar a equipe que considera ideal. Jogador mais experiente do elenco, o zagueiro Everton Sena retorna de suspensão e voltará a fazer dupla com Vitor Becker.
“A gente tem uma base mais sólida, mais forte, fisicamente também, com jogadores mais experientes. A nossa equipe é muito jovem e isso vai dar uma carga emocional mais agressiva para a nossa equipe. São jogadores que entendem bem a competição, e a gente sabe da importância do jogo”, disse o técnico rubro-negro em entrevista coletiva antes da viagem.
O zagueiro Iago Motta foi relacionado pela primeira vez. O jogador sofreu uma lesão logo em seus primeiros treinos pelo Brasil. Por outro lado, Clébio machucado está fora.
O centroavante Mayco Félix está recuperado de uma fratura na perna e deve ser relacionado na próxima rodada.
Atenção na bola parada
Emerson Cris também demonstrou preocupação com a bola parada do São Luiz. O adversário xavante marcou apenas dois gols nos três primeiros jogos, mas ambos saíram em lances de bola parada.
Na derrota para o Azuriz, Higor cobrou falta da esquerda na área e Tetê finalizou para o gol. Enquanto na vitória diante do Guarany, Baggio cobrou falta ao lado da área e Rafael Sodré marcou.
“Uma bola parada muito forte, um lateral que joga na área, muito tiro de meta, com a briga de primeira e segunda bola, muita bola longa, jogo direto”, analisou Emerson Cris.
Primeiro encontro
O São Luiz é uma das equipes do interior gaúcho que o Brasil mais tem enfrentado nos últimos anos, porém será a primeira vez que jogam por uma competição nacional.
O time de Ijuí está na sua terceira Série D. A primeira foi em 2020, quando chegou nas oitavas de final. Em 2022, foi eliminado na primeira fase.
No Gauchão deste ano, Xavante e Rubro estavam no mesmo grupo e pelo novo regulamento acabaram não se enfrentando. O último confronto aconteceu no Estadual do ano passado, onde empataram em 2 a 2.
Caras conhecidas
O São Luiz vem de vitória sobre o Guarany por 1 a 0, depois de iniciar a Série D com duas derrotas. O técnico Cristian de Souza terá o desfalque do zagueiro Weverton, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
O elenco do Rubro de Ijuí tem algumas caras conhecidas do torcedor do Brasil. No provável time titular, Denis Germano e Da Silva atuaram com a camisa rubro-negra em 2023.
O elenco ainda conta com Higor Martins, lateral-esquerdo que disputou o último Gauchão pelo Xavante, e o atacante Léo Ferraz, revelado no Bento Freitas e que no começo da temporada estava no Pelotas.
Grupo A8 – 4ª rodada
Sábado (10)
16h | São Luiz x Brasil
18h | Azuriz x Barra
Marcílio Dias x Joinville
Domingo (11)
16h | Guarany x São José
Prováveis escalações
São Luiz: Medina; Rodrigo Rocha, Ricardo Thalheimer e Bruno Jesus; Alessandro Vinícius, Tetê, Denis Germano, Luiz Henrique e Márcio Duarte; Da Silva e Adaílson. Técnico: Cristian de Souza.
Brasil: Gabriel Oliveira, Murillo Lima, Everton Sena, Vitor Becker e Felipe Camargo, Kauê Muniz, Lucas Lucena, Bryan Gabriel, David Weslley, Luiz Henrique e Alison Mira. Técnico: Emerson Cris.
Horário: 16h deste sábado.
Transmissão: TV Xavante.
Árbitro: Rodrigo Brand da Silva (RS).
Local: estádio 19 de Outubro.