Em Ijuí, Xavante perde para o São Luiz por 1 a 0

Série D

Em Ijuí, Xavante perde para o São Luiz por 1 a 0

Com gol de Da Silva no primeiro tempo, Brasil chega a terceira derrota seguida

Por

Atualizado sábado,
10 de Maio de 2025 às 19:57

Em Ijuí, Xavante perde para o São Luiz por 1 a 0
Ex-centroavante rubro-negro definiu o placar no 19 de Outubro com um gol de cabeça (Foto: Divulgação)

O Brasil segue em má fase na temporada. Depois de um começo promissor na Série D com vitória sobre o Barra, o Xavante perdeu três partidas seguidas, a última neste sábado (10), diante do São Luiz, por 1 a 0, em jogo da quarta rodada do grupo A8.

Ex-jogador rubro-negro, o centroavante Da Silva marcou o único gol da partida no estádio 19 de Outubro, em Ijuí.

O Xavante agora aguarda o fim da rodada para saber em que posição ficará na chave. O Brasil volta à campo no próximo domingo, às 16h, contra o Guarany, no estádio Bento Freitas. Já o São Luiz venceu a segunda consecutiva depois da troca do treinador e entrou momentaneamente no G-4.

Escalação mais ofensiva

Mais uma vez o técnico Emerson Cris procurou manter a base do time que vem atuando desde o começo da Série D, porém fez uma alteração pontual que deixou o Brasil mais ofensivo. Ele tirou o volante Kauê Muniz e optou pelo extrema Alexiel, utilizando David Weslley como meia.

Nas três primeiras rodadas, o treinador vinha escalando o Xavante sempre com três marcadores no meio-campo.

Gabriel Oliveira evita o pior

Com a bolando rolando, mesmo com um time com característica mais ofensiva, o Brasil mostrou enorme dificuldade na frente, sem levar perigo ao gol de Medina em todo primeiro tempo.

Por outro lado, o setor defensivo sofreu e se não fosse o goleiro Gabriel Oliveira, o Xavante teria ido para o vestiário com um placar ainda pior.

Ex-xavante, o centroavante Da Silva deu bastante trabalho. Aos 13 minutos, ele recebeu de costas na área, fez o giro para finalizar e Gabriel fez a defesa.

Aos 19, Da Silva arriscou de fora da área e a bola passou muito perto. Outro ex-jogador rubro-negro, Denis Germano quase abriu o placar aos 27 minutos. O Brasil perdeu a bola no campo de defesa, e o volante invadiu a área em velocidade, mas o chute saiu fraco para mais uma defesa do goleiro rubro-negro.

O domínio do São Luiz surtiu efeito aos 31 minutos. Em escanteio cobrado da direita por Léo Oliveira, Da Silva se antecipou na primeira trave e mandou de cabeça para o fundo do gol.

Logo na sequência, o treinador xavante precisou substituir Everton Sena, machucado. Iago Motta entrou, fazendo a sua estreia pelo Brasil.

Nos acréscimos, Adailson ganhou de Murillo Lima, entrou na área em grande situação para marcar o gol, mas parou em Gabriel, que salvou com a perna.

Sem resposta 

O Brasil voltou para a etapa final com outra troca. Com um problema no ombro, Alexiel precisou ser substituído. Matheus Nunes entrou no lugar.

Com uma postura em mais campo mais agressiva, com apenas três minutos o Xavante levou mais perigo que em todo primeiro tempo. Luiz Henrique fez boa jogada individual, entrou na área, soltou uma bomba, mas o goleiro Medina conseguiu fazer a defesa, evitando o empate.

Emerson Cris então mexeu mais duas vezes, colocando Kauê Muniz e Daniel nos lugares de Lucas Lucena e David Weslley.

Mesmo sem conseguir pressionar o São Luiz, pelo menos o Brasil não sofria tantos riscos na defesa como foi nos primeiros 45 minutos.

A partida ficou muito truncada na reta final, com o time da casa parando o jogo a todo momento e o Xavante sem resposta no ataque. Emerson Cris ainda colocou Marlon no lugar de Felipe Camargo na última mudança, mas a partida ficou mesmo em 1 a 0 para o São Luiz.

Grupo A8 – 4ª rodada

Sábado
São Luiz 1 x 0 Brasil
Azuriz 0 x 1 Barra
Marcílio Dias 1 x 0 Joinville

Domingo 
16h | Guarany x São José

5ª rodada

Sábado (17)
15h30min | Joinville x Barra
18h | Marcílio Dias x Azuriz

Domingo (18)

16h | Brasil x Guarany
São José x São Luiz

Ficha técnica

São Luiz (1): Medina; Léo Oliveira (Diego – 16’ 2T) , Ricardo Thalheimer, Bruno Jesus e Márcio Duarte; Tetê, Denis Germano, Luiz Henrique (Diogo Sodré – 30’ 2T) e Tontini (PH – 16’ 2T); Da Silva (Maikon Aquino – 30’ 2T) e Adaílson (Wandinho – 6’ 2T). Técnico: Cristian de Souza.

Brasil (0): Gabriel Oliveira, Murillo Lima, Everton Sena (Iago Motta – 39’ 1T), Vitor Becker e Felipe Camargo (Marlon – 35’ 2T), Lucas Lucena (Kauê Muniz – 17’ 2T) , Bryan Gabriel, David Weslley (Daniel – 17’ 2T), Alexiel (Matheus Nunes – intervalo), Luiz Henrique e Alison Mira. Técnico: Emerson Cris.

Gol: Da Silva, aos 31’ 1T.

Cartões amarelos: Márcio Duarte e Tetê (SL); Murillo Lima e Bryan Gabriel (B).

Árbitro: Rodrigo Brand da Silva (RS).

Local: estádio 19 de Outubro.

Acompanhe
nossas
redes sociais