Há 50 anos
Bibliotheca Pública Pelotense tem destaque em Encontro de Museus
O município de Bagé se preparava para receber o 1º Encontro Sul-Riograndense de Museus, realizado entre os dias 14 e 17 de maio. Era esperada a participação de 33 conservadores de museus do Estado, país e exterior. Entre os convidados especiais estava o professor Deoclécio de Campos, na época, diretor dos museus do Vaticano.
O Museu da Bibliotheca Pública Pelotense também foi destacado no evento. Dentro da programação, o professor Henrique de Moraes, representando Pelotas, apresentou os trabalhos acadêmicos O Museu conta a história, no qual relatava os 70 anos do espaço de memórias da BPP, e História da Bibliotheca, homenageando o centenário desta entidade, completado em 1975.
Moraes ainda abordou um outro tema, Descoberta do Sinete da República Riograndense (1835), feito em colaboração com outros escritores. O professor ainda falou sobre outros três temas, durante o evento.
Selo dos Correios
Durante o Encontro Sul-Riograndense de Museus a Agência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou um carimbo comemorando a primeira edição do evento.
Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense
Há 40 anos
Norberto Stori expõe aquarelas em Pelotas
O artista paulista Norberto Stori, conhecido por suas aquarelas, expôs em Pelotas entre os dias 2 e 12 de maio de 1985, numa promoção do Departamento de Cultura da Fundação de Cultura, Lazer e Turismo. As obras foram expostas na Sala Frederico Trebbi, vestíbulo da prefeitura.
Stori trouxe a Pelotas 20 aquarelas. O artista plástico gaúcho Glauco Pinto de Moraes disse que o colega apresentava “um novo tratamento à paisagem, liberando o gesto e a cor e reinventando a própria paisagem”.
O artista, de São Joaquim da Barra, mudou-se para São Paulo na década de 60. Stori teve formação acadêmica em Desenho pela Faculdade de Comunicações e Artes da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), de São Paulo.
Fonte: Diário Popular/Acervo BPP
Há 98 anos
Intendente participa de inauguração de ponte na colônia Santa Helena
O intendente municipal, Augusto Simões Lopes, acompanhado por comitiva e populares inaugurou a ponte sobre um arroio, num dos extremos da colônia Santa Helena, entre as divisas dos 5º e 7º Distritos rurais de Pelotas, em 1927. A construção foi de iniciativa da empresa Westendorf & Mayer
Antes do ato inaugural, Simões Lopes prestou homenagem póstuma, no cemitério, ao comerciante Alfredo Westendorf, que liderou a busca por esta melhoria. Participaram do ato o subintendente do 7º distrito, capitão Alípio Oliveira, o juiz distrital Pedro Bachini, do 5º distrito, o comerciante Hilário José de Lima, e funcionários dos 5º e 7º distritos Joaquim Mayer, Danta Bonatti, Rogério Bonatti, Gustavo Loffage.
Fonte: Diário Popular/Acervo BPP