Bibliotheca Pública Pelotense tem destaque em Encontro de Museus

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

Bibliotheca Pública Pelotense tem destaque em Encontro de Museus

Por

Há 50 anos

Bibliotheca Pública Pelotense tem destaque em Encontro de Museus

O município de Bagé se preparava para receber o 1º Encontro Sul-Riograndense de Museus, realizado entre os dias 14 e 17 de maio. Era esperada a participação de 33 conservadores de museus do Estado, país e exterior. Entre os convidados especiais estava o professor Deoclécio de Campos, na época, diretor dos museus do Vaticano.

O Museu da Bibliotheca Pública Pelotense também foi destacado no evento. Dentro da programação, o professor Henrique de Moraes, representando Pelotas, apresentou os trabalhos acadêmicos O Museu conta a história, no qual relatava os 70 anos do espaço de memórias da BPP, e História da Bibliotheca, homenageando o centenário desta entidade, completado em 1975.

Moraes ainda abordou um outro tema, Descoberta do Sinete da República Riograndense (1835), feito em colaboração com outros escritores. O professor ainda falou sobre outros três temas, durante o evento.

Selo dos Correios

Durante o Encontro Sul-Riograndense de Museus a Agência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou um carimbo comemorando a primeira edição do evento.

Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 40 anos

Norberto Stori expõe aquarelas em Pelotas

O artista paulista Norberto Stori, conhecido por suas aquarelas, expôs em Pelotas entre os dias 2 e 12 de maio de 1985, numa promoção do Departamento de Cultura da Fundação de Cultura, Lazer e Turismo. As obras foram expostas na Sala Frederico Trebbi, vestíbulo da prefeitura.

Stori trouxe a Pelotas 20 aquarelas. O artista plástico gaúcho Glauco Pinto de Moraes disse que o colega apresentava “um novo tratamento à paisagem, liberando o gesto e a cor e reinventando a própria paisagem”.

O artista, de São Joaquim da Barra, mudou-se para São Paulo na década de 60. Stori teve formação acadêmica em Desenho pela Faculdade de Comunicações e Artes da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), de São Paulo.

Fonte: Diário Popular/Acervo BPP

Há 98 anos

Intendente participa de inauguração de ponte na colônia Santa Helena

O intendente municipal, Augusto Simões Lopes, acompanhado por comitiva e populares inaugurou a ponte sobre um arroio, num dos extremos da colônia Santa Helena, entre as divisas dos 5º e 7º Distritos rurais de Pelotas, em 1927. A construção foi de iniciativa da empresa Westendorf & Mayer

Antes do ato inaugural, Simões Lopes prestou homenagem póstuma, no cemitério, ao comerciante Alfredo Westendorf, que liderou a busca por esta melhoria. Participaram do ato o subintendente do 7º distrito, capitão Alípio Oliveira, o juiz distrital Pedro Bachini, do 5º distrito, o comerciante Hilário José de Lima, e funcionários dos 5º e 7º distritos Joaquim Mayer, Danta Bonatti, Rogério Bonatti, Gustavo Loffage.

Fonte: Diário Popular/Acervo BPP

Acompanhe
nossas
redes sociais