No combate à influenza, a região Sul intensifica suas ações com o Dia D de vacinação no sábado (10). Segundo Lusiana Larrossa, coordenadora de imunizações da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (3ª CRS) a iniciativa visa imunizar 90% do público prioritário e, até o momento, a região já contabilizou mais de 69 mil doses aplicadas, representando 17,60% da população prevista para a imunização.
Em Pelotas, mais de 96 mil indivíduos compõem o público-alvo da campanha e 10.192 pessoas já foram imunizadas, distribuídas entre 822 crianças, 82 gestantes, 8.880 idosos e 1.095 de outros grupos prioritários. Segundo Ângela Vitória, secretária de saúde de Pelotas, este dia é importante para que a população tenha acesso à vacina antes da chegada do inverno, momento em que os casos de gripe aumentam. “Um dado importante é que alguns estudos apontam que a gripe em idosos mexe com diversos sistemas, não só com sistema respiratório, e vai aumentando riscos de outros adoecimentos”. A secretária explica que a imunização é benéfica à pessoa que evita o adoecimento e ao SUS diminuindo a sobrecarga enfrentada pelo sistema.
Vera Neto, representante da Vigilância em Saúde de Pelotas, destaca que o Dia D é o ponto de partida para uma ampla mobilização. “Mesmo que a campanha se estenda para além do dia D, é fundamental que os prioritários aproveitem esse momento para se imunizarem e reduzirem as internações por gripe”, afirmou.
O inverno causa gripe?
Este é um mito muito comum. O frio não causa diretamente a gripe e outras infecções respiratórias, porém ele cria condições favoráveis para a disseminação do vírus. Nestas condições climáticas o vírus tem mais facilidade em se manter ativo fora do corpo humano. Além disso, o frio aumenta a preferência por locais fechados, potencializando a transmissão de uma pessoa para outra.
Por isso, o Ministério da Saúde indica maneiras para prevenção da gripe:
- Tome a vacina;
- Se estiver com sintomas gripais, utilize máscaras (PFF2 ou N95) em locais públicos;
- Lave bem as mãos;
- Mantenha os ambientes ventilados
Quem faz parte dos grupos prioritários?
Os grupos prioritários para campanhas de vacinação e outras ações de saúde são compostos por pessoas que, devido a fatores biológicos, sociais ou ocupacionais, estão mais vulneráveis a complicações de doenças ou têm maior risco de exposição. Entre eles estão crianças de seis meses a seis anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, profissionais da saúde, professores, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, pessoas com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, dos Correios, portuários, pessoas privadas de liberdade e seus cuidadores, além de adolescentes sob medidas socioeducativas e indivíduos com doenças crônicas.
Dia D na região
O Dia D de vacinação não se restringe a Pelotas. Municípios como Turuçu, São José do Norte, Piratini, Rio Grande, Pinheiro Machado, Pedro Osório, Canguçu e Morro Redondo também promovem mutirões. Confira onde e como se imunizar:
Pelotas
UBS Salgado Filho, Laranjal, Getúlio Vargas, PAM Fragata e Porto – funcionamento das 9h às 16h
Outras unidades na zona urbana – atendimento das 8h às 17h
Unidades na zona rural – atendimento das 9h às 12h
Público: Grupos prioritários
Rio Grande
Todas as UBS: 8h às 16h (sem fechar ao meio dia)
No Posto IV (prédio da Vigilância em Saúde/SMS) no Canalete, Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) e pessoas acamadas, também, serão vacinadas no Dia D, entre 8h até 16h.
Largo Dr. Pio terá uma unidade móvel: 9h às 14h
Nos dois shoppings da cidade (Praça e Partage): 15h e 20h
Público: Grupos prioritários
Canguçu
Todas as ESF’s da cidade e a unidade Materno Infantil: 08h às 17h
Público: grupos prioritários e também será disponibilizada a vacina do HPV para crianças e adolescentes dos 09 aos 19 anos de idade
Roteiro para as unidades do interior esta no site www.cangucu.rs.gov.br/
Morro Redondo
Todas as UBS do município: 8h às 17h
Público: Grupos prioritários e atualização das vacinas conforme o calendário nacional para todas as idades
Pedro Osório
Secretaria de Cultura, UBS José Leite (Brasília), UBS Dr. Guilhermo Navarro (Sta. Tereza): 8h às 16h30
Público: Grupos prioritários
Pinheiro Machado
Secretaria Municipal de Saúde: 8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30
UBS Zona Sul: horário estendido
Público: Grupos prioritários
Piratini
Posto de Saúde Central: 8h às 17h (sem fechar ao meio-dia)
No instagram @prefeiturapiratinirs tem os roteiros de vacinação no interior
São José do Norte
Posto Central, ESF Hélio Rossano e ESF Bujuru – Multivacinação, atualização das cadernetas vacinais de crianças, adolescentes e adultos
Manhã (9h às 13h): atendimento exclusivo para pessoas com 60 anos ou mais.
Tarde (13h às 17h): vacinação para os demais grupos prioritários, como gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, professores, entre outros.
Turuçu
CRAS e na ESF São José: 9h às 16h (sem fechar meio dia)
Todos os públicos a partir dos seis meses de vida