Após mais de meio século de espera, a ponte que promete ligar Rio Grande e São José do Norte dá mais um passo decisivo para sair do papel. Na próxima terça-feira (13), às 15h, será realizada a abertura das propostas da licitação para a contratação da empresa responsável pela elaboração dos projetos de engenharia da estrutura.
O edital, lançado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), prevê um investimento de R$ 10,3 milhões, custeado pelo governo federal através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O documento veda a participação de consórcios e adota o modelo de julgamento por menor preço seguido da melhor técnica. Após a sessão pública de abertura, terá início a análise técnica das propostas e o processo de habilitação da empresa vencedora, que pode durar até 30 dias.
O documento definirá o modelo adotado na construção – estilo canivete ou com elevação. Prevista para ter 3,8 quilômetros de extensão, a estrutura conectará a avenida Honório Bicalho, em Rio Grande, até o Arroio do Laracha, em São José do Norte.

Estrutura terá quase quatro quilômetros de extensão.
Próximos passos
O projeto executivo, cuja elaboração terá prazo máximo de três anos – com expectativa de entrega em até dois anos –, é a última etapa antes da contratação da obra em si. Após a conclusão dos projetos, o Dnit lançará uma nova licitação, desta vez para selecionar a empresa responsável pela construção da ponte, que tem custo estimado em aproximadamente R$ 1 bilhão, com previsão de dois anos de obras.
Um marco para o desenvolvimento da região
A construção da ponte entre os municípios representa um marco estratégico para o desenvolvimento econômico, logístico, industrial e social da Metade Sul. A nova ligação terrestre substituirá o atual sistema de balsas e lanchas, utilizado por mais de oito mil pessoas diariamente, superando limitações de horário e condições climáticas.
Na logística regional, o impacto será imediato. A ponte permitirá a criação de uma nova rota terrestre de escoamento de cargas pela BR-101, reduzindo em até 100 quilômetros a distância percorrida por veículos vindos do norte do RS ou de outros estados rumo ao porto do Rio Grande, o quinto maior do país.
O projeto também abre caminho para a expansão do complexo portuário na margem de São José do Norte. Enquanto o distrito industrial de Rio Grande já opera próximo ao limite de sua capacidade, a margem oposta dispõe de áreas amplas e subutilizadas, além de um canal natural com 14 metros de profundidade, com potencial para abrigar até seis terminais para navios de grande porte.
Para Cristiano Klinger, presidente da Portos RS, essa nova realidade demandará investimentos significativos em infraestrutura viária, especialmente na BR-101, que terá aumento considerável no fluxo de veículos de carga. Também será necessário preparar São José do Norte para receber grandes investimentos. “Quando o investidor compara as duas margens, ele escolhe aquela que já tem acesso estruturado. Com a ponte e a qualificação da BR-101, São José do Norte entra no radar”, explicou em entrevista recente ao jornal A Hora do Sul.
Além dos ganhos diretos para o setor produtivo, a ponte contribuirá para destravar investimentos em setores estratégicos, como o de energias renováveis. A região possui alto potencial para geração de energia eólica offshore e para projetos de hidrogênio verde, e a nova conexão facilitará o acesso de empresas, equipamentos e tecnologias a essas áreas, incentivando empreendimentos sustentáveis.
Audiências públicas
Em abril, uma audiência pública realizada na prefeitura de Rio Grande reuniu autoridades locais, regionais, estaduais e representantes da sociedade civil para debater o projeto da ponte. A atividade foi proposta pelo deputado estadual Halley Lino de Souza (PT) e promovida pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa do RS.
O superintendente regional do Dnit, Hiratan Pinheiro da Silva, apresentou os traçados previstos no estudo de viabilidade e explicou que caberá à empresa vencedora da licitação definir qual será o trajeto final, levando em conta aspectos técnicos e ambientais.
Uma nova audiência pública será realizada na Câmara de Vereadores de São José do Norte, após a escolha da empresa que realizará a elaboração do projeto.