O Centro de Letras e Comunicação (CLC) da Universidade Federal de Pelotas traz ao município, pela primeira vez, o escritor e professor Jeferson Tenório, que proferirá aula magna. O evento, que integra as ações de início de semestre, ocorrerá nesta sexta-feira (9), às 18h30min, no Auditório do Colégio Pelotense. O tema da palestra será De onde eles vêm: uma defesa do direito ao encanto e a arte de existir.
A aula magna é aberta a toda a comunidade, porém a entrada respeitará a capacidade e lotação do espaço. Para os interessados é necessária a retirada de ingresso antecipadamente. A distribuição vai até hoje, das 14h às 19h30min, no Centro de Letras e Comunicação, rua Gomes Carneiro, 1, sala 109.
O escritor Jeferson Tenório é vencedor do Prêmio Jabuti em 2021, com o livro O avesso da pele (2020) e no ano passado lançou De onde eles vêm. A vinda do escritor resulta de parceria do CLC com Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade e Gabinete do Vice-Reitor da UFPel e com apoio do Gabinete da Vice-Prefeita de Pelotas, Secretarias SME, SMIR e Igualmente Racial.
Cota de esperança
A professora Vanessa Doumid Damasceno, coordenadora do CLC e idealizadora do evento, destaca a vinda de Jeferson Tenório como um momento muito importante para o Centro, que além de ter dez cursos de Letras e um de Jornalismo, é ainda um espaço de formação de leitores. “E o Jeferson Tenório tem uma importância imensa. Ele é uma voz importante da literatura afro-brasileira. As suas obras, a temática dessas obras permeia racismo, desigualdade, pobreza, experiência de identidade negra no Brasil”, fala a professora.
Vanessa vê na literatura de Tenória uma cota de esperança, especialmente para as pessoas negras e para quem vem das periferias. “Por meio da literatura, por meio da arte, a gente pode sonhar e a gente pode ser”, fala.
No Sul do país
“Vou falar um pouco sobre o acesso dos jovens negros à universidade e sobre a formação do leitor dentro da universidade, dos desafios que esses jovens encontram dentro do ambiente acadêmico, sobre a formação do leitor, sobre educação, um tema bem amplo”, antecipa o autor.
Em De onde eles vêm o escritor contextualiza a história na região Metropolitana de Porto Alegre, no início dos anos 2000, ao abordar a importância das cotas raciais, como forma de ascensão social e no combate ao preconceito. A narrativa traz o personagem Joaquim, um jovem negro que em meio a um mundo hostil tenta manter vivos o amor pelos livros e pela literatura.
“Faz sentido que esteja ambientada no Sul do País, justamente porque há uma maioria branca e eu queria justamente mostrar o impacto neste jovem negro, que mora na região metropolitana e chega na universidade e se depara com esse lugar hostil, que desconfia das capacidades desse estudante”, explica o autor.
Jeferson Tenório aborda as relações familiares e os conflitos que esse jovem enfrenta e, ao mesmo tempo, tem que dar conta dos problemas acadêmicos. O escritor, que é carioca mas está radicado do Rio Grande do Sul, inspirou-se em pesquisas científicas que mostram a evasão de estudantes periféricos negros, principalmente nos cursos de exatas e nos cursos diurnos. “É um livro que fala mais da permanência do que da entrada desses estudantes”, comenta o escritor.
Para o autor, houve uma mudança significativa nas universidades a partir das políticas públicas para o negro. “O aumento de pessoas negras já é bastante visível, isso acabou trazendo uma organização melhor, coletivos negros já têm agido para acolher os alunos cotistas. Mas precisamos ter mais professores, mais reitores, pessoas negras que de fato mudem a própria visão que a universidade tem sobre a sociedade”, diz.
Parceria com a Vanguarda
A partir de parceria com CLC/UFPel, a Livraria Vanguarda estará presente neste evento. De acordo com os organizadores, 10% de todo o valor total arrecadado com a venda de livros será revertido para o CLC investir na ampliação e atualização do acervo da biblioteca da universidade. A proposta busca estimular o acesso a obras literárias de qualidade, conectando os leitores com autores contemporâneos e fortalecendo os vínculos entre o mercado editorial e a universidade pública.