Mais uma vez, a boa notícia para a região Sul vem de Rio Grande. O A Hora do Sul traz na página 7 da edição de hoje que o Estaleiro Rio Grande, operado pela Ecovix, está na disputa por um novo contrato com a Transpetro – subsidiária da Petrobras responsável pelo transporte e logística de combustíveis – para a construção de navios gaseiros. Em caso de um desfecho favorável, a Ecovix ampliaria a duração dos seus serviços para seis anos, fortalecendo ainda mais a economia da Zona Sul.
Essa nova tentativa comprova que o Polo Naval voltou para ficar. Primeiro foi a confirmação da construção de quatro navios do tipo Handy – com investimento de R$ 1,6 bilhão e carca de 1,2 mil empregos diretos. Depois veio o interesse na obra da plataforma P-86 e, agora, dos navios gaseiros. Em caso de sucesso nas duas empreitadas, o total de vagas saltaria para cinco mil empregos diretos e mais 15 mil indiretos.
Embora os valores e números de novos empregos sejam suficientemente satisfatórios para o momento, é preciso aproveitar que o cavalo está passando encilhado. Rio Grande e a Zona Sul, como um todo, precisam aproveitar essa gama de negócios e avançar em outras frentes, como duplicação do lote 4 da BR-392, a conclusão da duplicação da BR-116 entre Pelotas e Guaíba, a nova licitação do pedágio, as ferrovias da Malha Sul e outros tantos assuntos citados anteriormente neste espaço.
As nossas lideranças precisam aproveitar que os olhares do Brasil, e também de outros países, estão voltados para cá e avançar, significativamente, rumo a um desenvolvimento pleno. Se não for agora, quando vai ser?