No dia seguinte da confirmação que o Pelotas não disputará a Série A-2 do Estadual Sub-17, o técnico Gustavo Bastos publicou uma nota em suas redes sociais informando a saída do clube após dois anos.
“Hoje eu me despeço desse clube que abriu as portas para o meu trabalho, agradeço imensamente e de todo o meu coração ao Daniel Carvalho e ao Rogerinho [Rogério Freitas], por vocês terem confiado e acreditado no meu trabalho com esses meninos, foram dois anos incríveis a frente da base, anos de muito aprendizado e de muitas alegrias”, diz parte da nota.
O ex-zagueiro foi o treinador do Pelotas no Estadual Sub-15 de 2023 e desde ano passado vinha trabalhando no sub-17.
Com o elenco do Estadual, Gustavo Bastos estava em pré-temporada desde 31 de março, porém nenhum representante do clube compareceu no congresso técnico dia 24 de abril. A Federação Gaúcha de Futebol definiu os grupos e formato da competição sem a presença do Lobo.
Na segunda-feira, o Pelotas publicou uma nota lamentando a ausência do clube no Estadual da categoria, citando um erro administrativo pelo ocorrido. Todos os atletas foram liberados. Diretor da base, Daniel Carvalho, e o presidente, Rodrigo Brito, tentaram articular com a FGF para incluir o Áureo-Cerúleo na competição, porém sem sucesso.
Estadual Sub-20
O objetivo do Pelotas na base passa a ser a disputa da Série A-2 do Estadual Sub-20. A competição vale duas vagas para a elite da categoria. De acordo com o calendário da FGF, a competição iniciará a partir de 3 de agosto e terminará dia 2 de novembro. Serão 14 datas disponíveis.