Dia de campo da Emater discute criação de terneiras e novilhas

Evento

Dia de campo da Emater discute criação de terneiras e novilhas

Irrigação de Pastagens Perenes também será tema do encontro que ocorre nesta quarta-feira

Por

Dia de campo da Emater discute criação de terneiras e novilhas
Propriedade de Lavínia e Murilo deve receber 80 pessoas para o evento. (Foto: Divulgação)

A Emater – RS promove nesta quarta-feira (7) mais uma edição do Dia de Campo, com a temática Irrigação de Pastagens Perenes – Criação de Terneiras e Novilhas. A propriedade dos produtores Lavínia Timm Schneider e Murilo Neitzke deverá receber cerca de 80 pessoas para discutir novas técnicas responsáveis por amenizar os efeitos da estiagem, cada vez mais comum no Estado.

Dentre os temas de destaque, as pastagens perenes serão abordadas desde a instalação quanto ao projeto de irrigação, com detalhamento de itens como da forma de construir o projeto, investimento, resultados obtidos na produção das pastagens e, consequentemente, na produção de leite. Os participantes também poderão ver o projeto de irrigação em funcionamento.

Conforme o veterinário Marcelo Souza, da Emater Pelotas, o evento ainda terá espaço para falar sobre a criação de terneira, dos cuidados necessários para que uma recém-nascida se torne um animal adulto. “Vamos abordar desde os cuidados com a vaca prenha, pronta para parir, cuidados com a colostragem, cuidados com o recém-nascido, durante o crescimento, ganho de peso, as rações, as dietas”, adianta.

Souza destaca que o dia de campo é uma importante forma para difusão do conhecimento, troca de ideias entre produtores e aprendizado de novas técnicas. “Queremos mostrar que existem investimentos que trazem retorno ao produtor, auxiliando na fixação dele no campo, obtendo maiores resultados, tanto econômicos quanto produtivos”.

Propriedade destaque

A propriedade dos produtores Lavínia e Murilo, escolhida para sediar o evento, vem obtendo resultados positivos na produção de leite, especialmente devido à instalação de um sistema de irrigação. “São produtores abertos à troca de conhecimentos, à adoção de novas práticas e estão fazendo o que é recomendado e obtendo bons índices de produtividade”, avalia.

Para o produtor Murilo, as práticas que adotou comprovam que é possível obter ótimos resultados com a atividade leiteira mesmo em uma propriedade com pouca área. “Vamos mostrar também a importância da pastagem perene como segurança no vazio forrageiro, e também a importância de um sistema de irrigação como segurança em épocas de estiagem”, adianta.

Atualmente, a propriedade de Murilo conta com 35 animais, entre vacas, novilhas e terneiras, em uma área de 12 hectares. Desde 2020, os produtores investem em melhorias como sistema de energia solar, dois hectares de pastagem perene irrigada, pavilhão metálico para implementos em geral e pavilhão para abrigar as vacas. “A ideia é trabalhar com um sistema de semiconfinamento, em que as vacas vão ao pasto e se alimentam e dormem embaixo do galpão”, explica.

A atividade é aberta aos produtores interessados e a propriedade que sediará o dia do campo fica localizada na Colônia Osório, 3º Distrito de Pelotas.

Acompanhe
nossas
redes sociais