Chuvas pouco volumosas e tempo firme vão marcar o mês no estado

Clima

Chuvas pouco volumosas e tempo firme vão marcar o mês no estado

O volume de precipitação esperado será menor do que o registrado em maio de 2024

Por

Atualizado sábado,
03 de Maio de 2025 às 08:53

Chuvas pouco volumosas e tempo firme vão marcar o mês no estado
Para o final de semana, Pelotas segue sem previsão de chuva e com temperaturas amenas. (Foto: Henrique Risse)

De acordo com o meteorologista Daniel Caetano, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o clima em maio de 2025 no Rio Grande do Sul será marcado pela transição de um período de La Niña para a neutralidade climática. Isso representa uma diferença significativa em relação a maio do ano passado, quando o estado estava sob a influência do El Niño.

Chuvas e umidade

Embora o estado ainda enfrente a passagem de frentes frias, algumas até estacionárias, o volume de precipitação esperado será menor do que o registrado em maio de 2024. Isso ocorre porque, sem o El Niño, não vem tanta umidade da Amazônia. Dessa forma, eventos de chuva semelhantes ao do ano passado não terão o mesmo abastecimento de umidade.

Alguns modelos meteorológicos indicam que a chuva acumulada do mês pode ficar levemente abaixo da média histórica, apesar da possibilidade de períodos curtos com chuvas mais expressivas. Ainda assim, não se descartam volumes mais elevados em momentos específicos.

Temperaturas e Massa de Ar Polar

Com a chegada de massas de ar polar, é esperado um declínio nas temperaturas, com mínimas podendo ficar abaixo de 10°C em algumas regiões. A serra gaúcha pode registrar geadas, especialmente em noites mais frias. Além disso, há tendência de dias secos e ensolarados, alternados com períodos de nevoeiro e neblina, comuns nessa época do ano.

Previsão para os próximos dias

Para o final de semana, Pelotas segue sem previsão de chuva e com temperaturas amenas.

Acompanhe
nossas
redes sociais