6 de julho de 2024. O Jornal A Hora do Sul distribui sua primeira edição impressa e marca o início das atividades em Pelotas e na Zona Sul. 3 de maio de 2025. O Jornal A Hora do Sul anuncia a compra da Rádio Pelotense e a volta da emissora no dial, agora em FM e com a programação focada no jornalismo.
Boas notícias precisam ser celebradas. Compartilhadas. O retorno da emissora mais antiga do Estado no aniversário do município, dia 7 de julho, é um presente a todos que reconhecem a força do rádio e sua importância no dia a dia das cidades. Nosso projeto avança em apenas dez meses de sucesso e a nova etapa consolida aquilo que acreditamos e nos move: a informação profissional como ferramenta estratégica a serviço do desenvolvimento.
A Rádio Pelotense segue guardada com carinho no coração dos ouvintes. Ela não se tornou líder de audiência por acaso enquanto esteve no ar. Abria as manhãs, era companheira do meio-dia e encerrava as noites nos lares. Aos finais de semana, compromisso obrigatório de quem gosta de esporte. Consolidou-se nas décadas que atravessou com coberturas históricas e um trabalho com a marca do noticiário e do entretenimento. Foi escola e palco, e fidelizou um público apaixonado.
O retorno será histórico. Agora sob a gestão do jornal A Hora do Sul, nossa primeira decisão foi “sine qua non” ao projeto: o nome permanece. Forte demais, afetivo demais, enraizado na memória de quem cresceu ouvindo o rádio na cozinha, na sala, no carro, no trabalho. E agora, também irá ouvir no streaming.
São novos tempos na comunicação de massa e de redes. Naturalmente, é preciso preencher aquilo que o público deseja e o mercado dialoga. A migração para o FM é um processo em curso no Brasil, para melhorar a qualidade das transmissões e modernizar os serviços. Na nossa grade teremos uma das maiores redações do interior do estado a serviço da emissora, integrada às demais plataformas. Uma conversando com a outra, abastecendo-se com notícias em tempo real. E muitas entrevistas diárias, com opiniões livres sobre as pautas do momento. Política, economia, educação, esporte, cultura, saúde, trânsito, tempo, desenvolvimento e tantos outros espaços ganharão voz pelos microfones. Gente nova e experiente trabalhando junto a serviço da informação.
No último 16 de abril, convidados conheceram na sede do Jornal o projeto #PelotasMerece, movimento com ações planejadas para destacar talentos e valores, e resgatar a autoestima da cidade. Compromisso que assumimos cercado de propósitos porque enxergamos positivamente um dos mais importantes municípios gaúchos. Tanto que fizemos questão de associar a compra da rádio ao projeto. É mais do que investimento, é convicção. Estamos devolvendo a emissora que sempre nos orgulhou, estamos investindo em Pelotas e estamos estabelecendo novo momento na comunicação regional. E queremos todos que também acreditam ao nosso lado, parceiros.
Pode sair na rua, avisar a família e os amigos, e espalhar a notícia: a Pelotense voltou.