Com foco na valorização dos profissionais de turismo e na construção coletiva de estratégias para o setor, a Secretaria de Turismo de Pelotas (SeTur) realizou, nesta terça-feira (29), o encontro Vozes que Guiam. Para o secretário Danilo Rodrigues, o momento é uma oportunidade essencial para ouvir sugestões, reconhecer desafios e valorizar o potencial turístico da cidade. “A Secretaria tem como seu primeiro objetivo o diálogo. O tema central do encontro é essa escuta ativa”, destaca.
Durante o encontro, os profissionais puderam trazer contribuições importantes, incluindo a necessidade de conscientização da população sobre o potencial turístico da cidade. Para Rodrigues, essa conscientização começa com a valorização local. “A população precisa entender que Pelotas é sim uma cidade turística, com inúmeros atrativos. O melhor vendedor aqui é o próprio cidadão pelotense”, afirmou.
Luciana Ezequiel, guia turística presente no evento, avaliou o encontro de maneira positiva. “A Secretaria de Turismo se mostrou aberta a ouvir todos os integrantes do trade turístico, principalmente nós, guias, que estamos diretamente em contato com os visitantes”. Ela ressalta ainda a relevância do Mercado Central como coração do turismo local, tanto pela localização quanto pelas atividades oferecidas.
Perspectivas
O secretário destaca a importância de eventos como a Fenadoce no fortalecimento do turismo local, considerando a feira como uma oportunidade para complementar as ofertas turísticas da cidade. “O turista que vem para a Fenadoce pode se programar para visitar o Mercado Central, as nossas igrejas, cachoeiras, zona rural, restaurantes, bares e prédios históricos. A ideia é: fique mais um dia e conheça Pelotas.”
Além disso, o secretário apresentou outros três pontos que a gestão pretende dar atenção nesse momento inicial. O primeiro já está sendo realizado: a reestruturação da estação férrea para atuação da Secretaria e para receber os turistas. Além disso, entre os dias 10 e 12 de junho acontece um seminário de turismo com o intuito de trazer mais conhecimento aos envolvidos com o setor. A terceira ação colocada é buscar trazer o Carnaval de passarela para dentro do calendário convencional, a fim de atrair não só os turistas, mas os próprios pelotenses.