Durante os três dias da Feira Arquitetura e Bem-Estar, novidades das áreas de construção civil e decoração estiveram em destaque. Além da participação de 102 marcas e 42 expositores, o evento contou com palestras e rodas de conversa sobre temas diversos, como sustentabilidade, construções modulares e sistemas eficientes, automação residencial, tintas e revestimentos.
Para arquitetos e urbanistas, o evento é uma oportunidade de networking e atualização sobre as novidades do setor. Formada há menos de dois anos, a arquiteta Daniela Cardoso participou da feira justamente para ampliar sua rede de contatos. “Como me formei há pouco tempo, é uma forma de as empresas me conhecerem e conhecerem meu trabalho”, conta.
Também em busca de novos produtos e serviços para utilização em seus projetos, Daniela avalia a realização da feira como muito positiva, pois antecipa tendências que, de outra forma, só poderiam ser vistas em grandes centros urbanos. “Estamos sempre em busca de inovação, e as feiras são uma forma de nos apresentar o que há de mais atual no mercado”, afirma.
Já a arquiteta Mariana Pinho destaca a importância do evento para a conexão com fornecedores. “Descobri diversos projetos e produtos de lojas que podem agregar valor ao meu trabalho. Da mesma forma, aproveitei o evento para conhecer outros profissionais e serviços”, comenta.
Participando como expositora, a Lojas Quero-Quero levou à feira a Loja Infinita, um espaço digital que possibilita o acesso a produtos antes encontrados apenas em home centers de médias e grandes cidades. Segundo a gerente Fátima Tanski, muitas pessoas ainda não conhecem a ferramenta, e a participação no evento é uma forma de ampliar sua divulgação entre arquitetos, engenheiros e a comunidade em geral. “São mais de 32 mil itens de decoração e construção, com atendimento online para tirar dúvidas”, explica.
Pós-venda
Desde a primeira edição, a feira é bem avaliada pelos expositores tanto no quesito vendas quanto no pós-venda. De acordo com a arquiteta e urbanista Catarina Loder, da comissão organizadora, as conexões estabelecidas durante o evento são responsáveis por movimentar as vendas ao longo do ano.
Um dos motivos para a mudança da data do evento para abril foi justamente a apresentação das novidades da construção e decoração. Devido à enchente do ano passado, o evento não ocorreu em 2024. Antes, era realizado no mês de dezembro.
Conexão com o rural
Segundo Catarina, um dos principais objetivos desta edição foi promover o tema “reconexão com as raízes”, com foco em incentivar o turismo rural da região. Os 42 expositores foram convidados a resgatar suas tradições. “Convidamos nossos expositores a trazer um pouco de suas raízes, de suas famílias, suas memórias, e transformar cada espaço em experiências e sensações”, relata.
Para os visitantes da feira, conhecer as atrações do turismo rural da região de Pelotas foi uma grata surpresa, segundo a estudante Ana Maria Cunha. Estandes e materiais com produtos que integram roteiros turísticos da zona rural tiveram destaque durante os três dias de evento.
“Além de conferir novidades em arquitetura, os visitantes também puderam conhecer o turismo da zona rural, que não é tão valorizado como acreditamos que deveria ser”, diz Catarina.
Artesanato
A Feira Arquitetura e Bem-Estar também se consolidou como espaço para a comercialização e divulgação de produtos artesanais. A artesã Eva Porto, integrante do grupo Mulheres Empreendedoras, avaliou positivamente sua participação. “Eu e várias colegas estamos felizes com as vendas realizadas. Mas o mais positivo é o pós-venda que conquistamos após participar de feiras diferenciadas como esta”, avalia.
Eva trabalha com material criativo, costura, material de impermeabilização e material para sublimação. Com o grupo Mulheres Empreendedoras — iniciativa do Pelotas Parque Tecnológico que reúne mais de 400 artesãos —, ela participa de diversas feiras ao longo do ano para comercializar seus produtos.