De acordo com pesquisa realizada pela Fecomércio-RS, a expectativa de vendas para o Dia das Mães é positiva. Para 39% dos entrevistados, a intenção é gastar mais do que em 2024. Já 49,9% pretendem gastar o mesmo e 11,2% devem gastar menos. O ticket médio do presente deve ficar entre R$ 200,00 e R$ 250,00.
O tipo de presente mais citado foi roupas (40,5%), seguido por perfumes e cosméticos (26%) e eletroeletrônicos/eletrodomésticos (10,1%). A pesquisa apurou que 70,1% das pessoas que comprarão presentes também pretendem participar de algum evento especial em comemoração à data. Desses, 80,7% planejam realizar um almoço ou jantar especial em casa, e 13,7% pretendem almoçar ou jantar fora.
Na avaliação do presidente do Sindilojas Pelotas, Renzo Antonioli, a expectativa para a data é muito boa, visto que, tradicionalmente, o Dia das Mães é considerado a segunda melhor data do calendário comercial, perdendo apenas para o Natal. “Para 2025, estamos esperando um acréscimo nos gastos relacionados à data. Apesar de o movimento se intensificar na última semana, já observamos reflexo nas vendas”, comenta.
As lojas do centro das cidades são as preferidas (54%), seguidas pelos shoppings centers (26,5%). Entre os entrevistados, 30,5% pretendem comprar na mesma loja onde adquiriram o presente no ano passado. O maior movimento é esperado para mais próximo da data: 79,7% devem buscar os presentes com, no máximo, uma semana de antecedência.
Conforme Antonioli, para se prepararem para a data, os lojistas reforçam o estoque e investem em divulgação na mídia tradicional e nas redes sociais. “Várias lojas também decoram suas vitrines com temas comemorativos e preparam condições especiais para a data, além de distribuírem mimos junto com a compra do presente”, destaca.
A Pesquisa do Dia das Mães foi realizada entre os dias 17 e 30 de março de 2025. Foram entrevistadas 385 pessoas presencialmente, que afirmaram que comprariam presentes para a ocasião na principal cidade de cada uma das oito Regiões Intermediárias do Estado: Caxias do Sul, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana.
Data também movimenta a gastronomia
O tradicional almoço do Dia das Mães também movimenta os estabelecimentos gastronômicos, como restaurantes, doçarias e casas de chá. Para a Imperatriz Doces Finos, o Dia das Mães é a terceira data mais importante em vendas no ano, perdendo apenas para o Natal e a Páscoa.
Conforme a proprietária da doçaria, Maria Helena Jeske, a data deve representar um incremento de 10% nas vendas realizadas em maio. “Para o Dia das Mães, nosso carro-chefe são as tortas, os doces finos em geral e nossa linha de Trufas Meuy”, informa.
Para incrementar as vendas, a loja aposta na apresentação dos itens presenteáveis. “Usamos embalagens personalizadas para as mães, como sacolas, latas e canecas, por exemplo”, explica Maria Helena. Em homenagem às mamães, a doçaria lançará uma edição comemorativa de mini-tortas.