Campeãs do Carnaval de Pelotas 2025 serão conhecidas na terça-feira

Folia 2025

Campeãs do Carnaval de Pelotas 2025 serão conhecidas na terça-feira

Nos desfiles dos três dias, mais de 50 mil pessoas passaram pela região do Porto de Pelotas

Por

Campeãs do Carnaval de Pelotas 2025 serão conhecidas na terça-feira
Blocos Burlescos, Bandas, Escolas de Samba Mirim e Adulto desfilaram pela passarela do samba em três dias de folia fora de época. (Foto: Jô Folha)

As campeãs do Carnaval e Passarela 2025 de Pelotas serão conhecidas amanhã, quando terá a apuração dos votos dos jurados para as categorias Blocos Burlescos, Bandas, Escolas de Samba Mirim e Adulto. Estima-se que mais de 50 mil foliões tenham passado pela região do Porto de Pelotas nestes três dias de folia. A noite encerrou já na madrugada desta segunda-feira com as três escolas do grupo especial: Unidos do Fragata, Academia do Samba e Império da Baixada, esta última estreante nessa modalidade. As crianças da Mocidade do Simões, Águia de Ouro, Super Pateta e Ramirinho também brilharam no sambódromo, que ganhou pintura no piso formando grandes efeitos especiais pelo jogo de luzes.

No sábado, o evento teve início com sol e calor na abertura oficial do Carnaval de Pelotas. Mais de 1,6 mil foliões entraram na passarela pela Banda Empolgação, que já é tradicional na cidade, para marcar a entrega das chaves de Pelotas pelo prefeito Fernando Marroni, (PT) ao rei momo, Rodrigo Talabi. O número de participantes ainda aumentou com o concurso das bandas à noite, onde sete agremiações concorrem ao título. O desfile, no entanto, gerou atraso de quase duas horas e a última entrou às 6h15min, já no amanhecer. O Carnaval de Passarela que teve início na sexta-feira com o concurso dos blocos Burlesco se consolida pela participação do público e os espetáculos das agremiações.

Já no sábado, a Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap) informou que os ingressos para a arquibancada estavam esgotados, mesmo assim ainda tinha folião tentando um espaço para acompanhar as escolas de coração. Inara de Souza Barcelos, 72, estava muito animada com a banda Empolgação. Ela garantiu fôlego para participar de todas as noites.

Tradição

A Banda Empolgação levou para a passarela muitos hits que marcaram a história da folia e os arranjos de canções atuais que animam os mais de 1,6 foliões só com abadá, sem contar com o público da arquibancada que pulou junto com os integrantes. Como havia prometido, o figurino da Corte do Carnaval intitulado: Uma noite em Hollywood, foi um show à parte, além do brilho e muito samba do rei momo, rainhas e princesas que acompanharam o mestre-sala e porta-bandeiras da Empolgação pelos 280 metros de passarela. Entre os foliões há espaço para todas as idades e diversidades. De acordo com o presidente da banda, Marcos Ferreira, é uma honra fazer a abertura oficial do Carnaval de Pelotas.

Na plateia de sábado, Julieta Caetano, 80, e a irmã Mariete Caetano, 71, foram assistir a programação da tarde e dependiam de ingressos para estar na passarela e torcer pela escola de coração, a Academia do Samba, que este ano concorre ao título. O presidente da Assecap, Edson Luiz Planella, só tem a agradecer ao público que compareceu. “A expectativa foi atingida daquilo que nós esperávamos. A estrutura correspondeu e acho que nós avançamos muito em termos de estrutura. O ano que vem, eu acho, que não tem mais tensão de governo, vamos ajustar o calendário”, projeta.

Planella conta que assumiram a associação com dívidas, mas conseguiram colocar em ordem ainda em 2024. “Depois de dez anos, a gente conseguiu, com o recurso das impositivas [emendas], somando o orçamento do governo a aumentar em 20% a subvenção das entidades e esse ano, mais de 10%. É muito pouco, mas para quem estava sem apoio há uma década, os 30% foram significativos”, revela. O importante para a Assecap foi conseguir dialogar com os parceiros e melhorar a estrutura. “Os apoiadores entenderam que o Carnaval movimenta a cadeia produtiva que muita gente não enxerga”, lembra. Foram 80 ambulantes cadastrados, fora o comércio com acessórios para as fantasias e customização de abadás.

O prefeito Fernando Marroni, ao entregar as chaves da cidade, parabenizou a Assecap que conseguiu, num curto espaço de tempo, com toda dificuldade, retomar o Carnaval de Pelotas. “É o Carnaval da Reconstrução. Está muito lindo. O povo de Pelotas gosta de Carnaval. Ano que vem vai ser bem melhor,” destaca.

Melhorias

Com o trabalho da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde, que esteve presente na folia pelotense, uma das queixas dos ambulantes foi a falta de fornecimento de energia elétrica para o funcionamento dos food trucks. Na noite de sexta-feira foi preciso improvisar com geradores para que os produtos fossem armazenados conforme as exigências. Mesmo assim houve vistoria prévia, às 22h, nos 59 ambulantes presentes e todos estavam de acordo com as normas sanitárias. O abastecimento de energia foi disponibilizado de forma adequada no sábado à tarde.

Acompanhe
nossas
redes sociais