Em meio a mudança de endereço, Farroupilha completa 99 anos

Rumo ao centenário

Em meio a mudança de endereço, Farroupilha completa 99 anos

Enquanto o estádio Nicolau Fico é demolido, arena Ninho do Cardeal segue em construção

Por

Em meio a mudança de endereço, Farroupilha completa 99 anos
Antiga casa do Tricolor na avenida Duque de Caxias, coração do Fragata, virou canteiro de obras (Foto: Fernando Rascado)

Este sábado (26) marca o aniversário de 99 anos do Grêmio Atlético Farroupilha. A contagem regressiva rumo ao centenário do Fantasma começa em meio a um processo avançado de transformação do clube. Isso porque o Nicolau Fico já não pode mais ser chamado de estádio e a promessa da direção é inaugurar ainda em 2025 a arena Ninho do Cardeal, em construção na avenida 25 de Julho, às margens da BR-116.

Mais de sete quilômetros separam o tradicional endereço na avenida Duque de Caxias, coração do Fragata, da futura nova casa. A demolição do estádio no bairro-cidade teve início em fevereiro. Neste 26 de abril, segue de pé apenas a arquibancada da fachada, atrás de uma das já inexistentes traves. Cenário prestes a sofrer mais uma alteração, pois os últimos resquícios do Nicolau Fico devem ser derrubados na próxima semana.

O antigo estádio vai sediar uma unidade do Stok Center, do Grupo Zaffari, fruto de uma permuta do clube com a Navarini Engenharia, que adquiriu o direito de explorar o local. A projeção indica a conclusão da construção em agosto. O espaço é atualmente um canteiro de obras. A secretaria onde funcionava a parte administrativa do Farroupilha e ficavam os troféus, por exemplo, foi transformada em um refeitório para os trabalhadores.

Nova transformação após mais de oito décadas

Além do 99º aniversário de história do clube, o Farroupilha também celebra em 2025 os 90 anos do título estadual de 1935. A conquista deu ao Fantasma o direito de ostentar a alcunha de “campeão por cem anos”. À época, o Tricolor ainda carregava o nome de Grêmio Atlético 9º Regimento de Infantaria. Em 1941, por determinação do então presidente Getúlio Vargas, times ligados ao meio militar tiveram seus nomes modificados.

O pesquisador local Júnior do Vale compara a mudança de agora, oito décadas depois, à alteração da nomenclatura imposta pelo governo há 84 anos. “Acho que mudar de nome é mais impactante, mas foi uma obrigação. Fora isso ele [Farroupilha] sempre foi o mesmo e esteve no mesmo lugar, então eu diria que sim [é a maior transformação da história]. Seria um divisor de águas para o centenário, casa nova, dinheiro, subir de divisão”, pondera, fazendo uma projeção.

O clube espera inaugurar a nova casa a tempo de mandar seus jogos da Terceirona no local na avenida 25 de Julho (Foto: Fernando Rascado)

Obras avançam na Zona Norte

Construção no Fragata, construção nas Três Vendas. Enquanto um estádio desaparece, outro surge. O cenário na avenida 25 de Julho próximo ao trevo de acesso à rodovia mostra o avanço da obra da arena Ninho do Cardeal, anunciada em dezembro de 2022 e iniciada em novembro de 2024. A empresa de pré-moldados Signor trará as estruturas de concreto nos próximos dias, conforme o vice de futebol do Farrapo, Fábio Costa.

“Estamos na fase final de drenagem do campo. A gente está com máquinas especializadas para esse tipo de trabalho. O material da drenagem está todo disponível – pedrisco, areia grossa, areia fina. Está na fase final, deve terminar hoje [sexta-feira]. Na segunda-feira, a gente começa a parte da irrigação, os canos, as válvulas, o material de irrigação. A irrigação vai ser toda automatizada”, afirma o dirigente.

O clube espera inaugurar a nova casa a tempo de mandar seus jogos da Terceirona por lá. O calendário da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) aponta a abertura da competição para 28 de setembro, com dez datas disponíveis até o encerramento em 30 de novembro. O Fantasma jogou pela última vez no Nicolau Fico em 2022. Nas duas temporadas seguintes, mandou suas partidas no estádio Bento Freitas.

Bandeira não será o técnico

Fábio Costa promete oficializar nesta segunda-feira o nome do treinador do Farroupilha para a terceira divisão estadual. “É uma figura marcante para a cidade de Pelotas”, diz o vice de futebol. Ele confirma que o profissional não será Rodrigo Bandeira, comandante do Tricolor na campanha do ano passado.

“O Rodrigo Bandeira fez um bom trabalho, mas a gente optou por uma nova metodologia de trabalho e a gente sabe que vai ter um resultado positivo”, afirma Fábio Costa. Em 2024, o Farrapo somou pontos para ir às semifinais, porém foi punido no TJD-RS por escalação irregular de atletas e acabou eliminado após perder oito pontos.

A Terceirona é por adesão e ainda não há definição dos times participantes neste ano.

Acompanhe
nossas
redes sociais