O encerramento da Acolhida UFPel 2025, promovida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel (PREC), é com o Festival Sul Generis, uma edição internacional, unindo gaúchos e uruguaios. A realização é da Agência de Indústria Criativa e Mobilização Social (Agimos), da Universidade Federal de Pelotas, em parceria com o hub criativo Fronteira Criativa. O evento ocorre hoje, a partir das 19h, no auditório 2 do Centro de Artes. A entrada é franca, mas as reservas devem ser feitas pelo site Sympla e a retirada de senhas é no local.
Essa é a terceira edição do Festival Sul Generis, criado em 2012 para um edital do Centro Cultural Banco do Brasil, com proposta e curadoria do músico Leandro Maia, professor da UFPel e coordenador do projeto Agimos. “Nós ganhamos o edital e levamos seis atrações do Rio Grande do Sul, na época ocupamos o Centro Cultural, no Rio de Janeiro, por seis meses, com uma atração por mês”, relembra.
Foi a partir desse edital que nasceu o conceito Sul Generis, que se propõe a apresentar a cultura do sul do Brasil com todas as suas inter-relações. Na edição de amanhã, o Festival se expande para a ideia de sul global, com um perfil de produção musical não hegemônica, caracterizada pelo respeito às matrizes regionais com renovação e influência urbana, explica Maia.
A segunda edição aconteceu em 2017, quando foi realizado o Mistura Mundo Sul Generis, que possibilitou a gravação do disco Dona Conceição dos Mil Sambas, uma das ações do doutorado de Maia. Realizar esta nova proposta pela Agimos é uma realização muito importante para Maia, pela possibilidade de poder fazer produção cultural dentro da Universidade, como parte das atividades acadêmicas.
Ênfase no candombe
As atrações internacionais do Festival são os artistas uruguaios, o compositor Ernesto Díaz e os músicos do grupo Más Quereres, que visitam Pelotas pela primeira vez. “Eles têm um trabalho lindo voltado ao portunhol e aos ritmos platinos, com ênfase no candombe”, comenta Maia.
Os músicos lançam no Festival Sul Generis o EP Se pasean por mi ventana. A vinda destes artistas tem financiamento do edital de mobilidade do Instituto de Música do Ministério de Educação e Cultura do Uruguai.
Para recepcionar os uruguaios, festival terá a presença do cantor, compositor e instrumentista Bê, nome artístico de Bernard Rehermann. O músico lançou no ano passado seu primeiro EP, Adeus meus demônios, realizado no estúdio de produção fonográfica da UFPel, com produção a Agimos. Também Bruna Klein, multi-artista paulista vencedora do Prêmio Agimos de Produção Musical, que fará a abertura apresentando o single Navegar.
Estreia de Gramelô
Ainda tem a estreia do Bando Gramelô, formado por cantautores veteranos e premiados: Kako Xavier, Sulimar Rass, Leandro Maia e Cardo Peixoto, que se reuniram para propor novas linguagens musicais. Essa é a primeira apresentação do grupo com os quatro integrantes, antecedendo a participação do Gramelô no projeto Ecarta Musical, em Porto Alegre, no dia 10 de maio.
“A gente decidiu se encontrar num misto de trabalho e amizade, buscando novas inspirações, influências e abordando coisas diferentes”, comenta Leandro Maia. Abordando aspectos mais inventivos em relação à palavra, Gramelô é uma expressão que denota um discurso inventado, que vem da commedia dell’arte.
A proposta é explorar a sonoridade das palavras, brincando com a ideia de non sense ao refletir sobre a sociedade e sobre o mundo masculino, mas tudo com humor. “Sempre acreditei que o trabalho coletivo é muito mais forte e divertido de fazer. Principalmente quando trabalhamos com pessoas que admiramos. O bando Gramelô é acima de tudo um encontro de amigos que dividem o mesmo amor pela música, pela composição, pelos mesmos gostos musicais, pelas mesmas influências e ideologias”, fala Sulimar Rass.
Prestige
O quê: Sul Generis – Festival Internacional de Música: Bando Gramelô, Bruna Klein, Bê, Ernesto Díaz y Más Quereres
Quando: hoje, às 19h
Onde: Centro de Artes UFPel Auditório 2, rua Álvaro Chaves, 65
Quanto: Entrada Franca. Aceita-se contribuição espontânea.
Ingressos: https://mapacultural.ufpel.edu.br/evento/183/#info (Sympla e Senhas no Local)