Vereador denuncia abordagens a moradores em situação de rua

Opinião

Douglas Dutra

Douglas Dutra

Jornalista

Repórter e colunista de política do A Hora do Sul | [email protected]

Vereador denuncia abordagens a moradores em situação de rua

Por

Atualizado quinta-feira,
24 de Abril de 2025 às 15:35

O vereador César Brisolara, o Cesinha (PSB), criticou a abordagem da secretária de Assistência Social, Raquel Nebel, a pessoas em situação de rua acompanhada de agentes da Guarda Municipal. “Governos de extrema-direita estão fazendo por Santa Catarina, que está dando muito like na rede social, e a secretária de Assistência Social agora, não sei por qual motivo, adotou na cidade de Pelotas”, disse.

Cesinha afirmou que a abordagem de pessoas em situação de rua com aparato policial é inadequada. “Volta a situação, que muito tempo atrás se tinha e com o tempo começou a baixar, dos moradores em situação de rua verem sempre os agentes de segurança pública como inimigos, mas ela está fazendo isso”, relatou o vereador. “Ela não poderia ser mais secretária, deveria sair nesse exato momento”.

O líder do governo Jurandir Silva (PSOL) reconheceu que o atendimento a pessoas em situação de rua não pode acontecer com abordagem policial e propôs que a secretária seja ouvida para entender o que aconteceu e se houve a participação de outras secretarias. “Sou absolutamente favorável de que se elucide essa situação de conjunto”, disse.

Abordagens a pessoas em situação de rua foram divulgadas pelo governo (foto: divulgação)

Na terça-feira, a prefeitura divulgou que entre janeiro e março a secretaria fez 329 abordagens a 160 pessoas, das quais 129 se identificaram como usuários de crack ou outras drogas. Segundo o governo, as abordagens contam com apoio das secretarias de Segurança Pública e de Serviços Urbanos e Infraestrutura, além da Guarda Municipal.

Segundo o material divulgado, a abordagem é feita por “equipes formadas por educadores sociais, assistentes sociais e por organizações da sociedade civil” e as parcerias “garantem a segurança das equipes”, especialmente à noite.

Acompanhe
nossas
redes sociais