Primeira palestra do projeto Papo da Hora aborda saúde e segurança no lar

Iniciativa

Primeira palestra do projeto Papo da Hora aborda saúde e segurança no lar

Parceria entre Jornal e a associação visa levar informação de qualidade aos associados

Por

Primeira palestra do projeto Papo da Hora aborda saúde e segurança no lar
Palestra reuniu dezenas de idosos nesta quinta-feira (24). (Foto: Jô Folha)

Núbia Barreto tem Alzheimer e tem na leitura um momento especial de atenção e conexão. Sua irmã, Neusa Maria da Silva, observa como essa prática contribui positivamente para o dia a dia de Núbia, destacando que a leitura se tornou uma fonte de interação e estímulo mental. “Quando chego de manhã, ela já comenta as notícias. Lê todo o jornal, movimenta a mente, e isso faz uma diferença enorme para ela.” Essa história reflete como os hábitos de leitura podem impactar positivamente a saúde mental e emocional na terceira idade. Por isso, esse foi um dos assuntos do Papo da Hora desse mês.

A relevância da leitura e outras práticas saudáveis foi reforçada ontem, na palestra do fisioterapeuta Danilo Medeiros, realizada na Associação Beneficente dos Aposentados e Pensionistas de Pelotas (Abapp) como parte do projeto “Papo da Hora”. Especialista em gerontologia, Medeiros abordou temas essenciais como segurança no lar, prevenção de quedas, osteoporose e hábitos saudáveis, além de ressaltar a importância de interações sociais e de atividades como a leitura. “Envelhecer não é o problema, o problema é envelhecer doente”, enfatiza o especialista.

Dona Núbia Barreto faz uso da leitura para lidar com o Alzheimer. (Foto: Jô Folha(

Os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e compartilhar experiências, em um espaço que enfatizou a busca por qualidade de vida. Danilo destaca a troca de afeto e aprendizado proporcionada pelo encontro. “Levar informação com empatia e amor é um dever que cumpro com orgulho. Momentos assim renovam minha missão como fisioterapeuta e ser humano.”

O presidente da Abapp, Salvador Ribeiro, ressalta o sucesso do evento e o impacto positivo que essa união entre o jornal A Hora do Sul e a associação proporciona aos aposentados e pensionistas. “Essa união é uma dádiva. Estamos promovendo esclarecimento e qualidade de vida para os nossos associados”, afirma.

ABAPP

Com cerca de oito mil associados, a Abapp celebra 55 anos de história, oferecendo um amplo leque de atividades, desde palestras informativas a eventos culturais e oficinas. Além disso, também possui serviços médicos especializados e convênios com hospitais, reforçando o compromisso com o bem-estar integral dos seus associados.

As palestras em parceria com o jornal A Hora do Sul acontecem uma vez por mês. Durante os encontros, há espaço para debates e esclarecimento de dúvidas, além da possibilidade de os participantes sugerirem temas para futuras edições.

Acompanhe
nossas
redes sociais