A comunidade do Instituto Federal Sul-rio-grandense saberá a partir das 9h da manhã de hoje o resultado da eleição para a reitoria e direções-gerais. Há possibilidade que o pleito siga para o segundo turno para a direção de alguns campi e para o cargo de reitor. A votação ocorreu de forma online e quase 20 mil pessoas estavam aptas a votar, entre estudantes e servidoras.
Em Pelotas, somente o Campus Visconde da Graça (Cavg) deve conhecer o novo diretor hoje, pois há somente dois concorrentes a vaga. Já no campus Pelotas, três candidatos disputam a diretoria. Além disso, são quatro postulantes a reitoria, responsável por administrar todos os 14 campi do IFSul pelo quadriênio 2025-2029.
A eleição para a gestão do IFSul tem paridade de votos entre os docentes, técnicos administrativos e estudantes. Além disso, o pleito adota o sistema majoritário, ou seja, os candidatos mais votados para a reitoria e as direções-gerais são eleitos.
Caso nenhum candidato obtiver a maioria dos votos, será realizado um segundo turno entre os mais votados. Após a definição do vencedor, o nome do reitor(a) eleito(a) é encaminhado para homologação pelo Ministério da Educação (MEC). Todos os eleitos tomam posse dos cargos no início de julho.
A partir das 9h, o IFSul fará a transmissão da apuração dos votos, através do canal IFSul e transmissão no YouTube.
O IFSul
Ao todo o IFSul tem aproximadamente 23 mil alunos. No município, o campus Pelotas tem cerca de cinco mil alunos, enquanto o Cavg tem entorno de 1,8 mil. O atual reitor, Flávio Nunes está a frente do cargo há oito anos, pois o instituto permite reeleição.
Confira os candidatos a diretores dos campi em Pelotas
Câmpus Pelotas
- Rubinei Ferraz
- Daniel Arsand
- Rafael Krollow
Câmpus Pelotas – Visconde da Graça
- Marcos Betemps
- Daniel Cardoso
Candidatos a reitoria do IFSul
- Carlos Corrêa
- Gisela Duarte
- Manoel Porto
- Rodrigo Nascimento