Nesta semana, quase 17 mil estudantes iniciam o primeiro semestre de 2025 na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Desse total, 4.096 são estudantes ingressantes na graduação e mais de 1,9 mil na pós-graduação. Além de uma programação de acolhimento, a reitoria prepara novidades para os universitários, como melhorias no aplicativo para facilitar o acesso ao sistema de matrículas e o acompanhamento do deslocamento dos ônibus de apoio em tempo real.
O número de estudantes ingressantes via Enem na instituição subiu de 60% para 77% neste ano. O restante das matrículas é realizado por meio do Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave). “A quantidade de pessoas procurando a universidade aumentou, o que é muito importante para a gente”, diz o vice-reitor, Eraldo Pinheiro.
Conforme o gestor, os índices refletem o trabalho da UFPel para aproximar a Universidade da comunidade e publicizar o trabalho realizado dentro das salas de aulas e laboratórios. Entre as ações estão a visita às escolas de ensino médio para a apresentação dos cursos e o projeto UFPel no Seu Mundo, que convida estudantes a conhecer as dependências e a rotina nos campi.
Outro fator importante seria a determinação de que 10% da carga horária dos cursos seja de extensão. Dessa forma, os alunos têm atividades práticas e, em contrapartida, prestam serviços à comunidade, como as consultas gratuitas ofertados pela Faculdade de Odontologia e a assessoria jurídica realizada pelo Direito, entre outros vários atendimentos. “Então os estudantes têm que estar em contato com a comunidade”, diz Pinheiro.
Ampliação do EAD
A UFPel também voltou o olhar para a Educação a Distância (EAD). O número de cursos EAD aumentou de oito para 16 em 2025, e a meta é continuar expandindo essa oferta para atender ao público que deseja a formação no ensino superior, mas que não possui condições para cursar a graduação no formato presencial. “Mas estamos com educação a distância de alto nível para que as pessoas tenham um ensino adequado e de qualidade”, salienta o vice-reitor.
Novidades
Conforme a reitoria, a Universidade tem preparado uma série de novidades e melhorias para atender os estudantes. Entre elas, o aperfeiçoamento de um aplicativo da UFPel, para facilitar o acesso a informações da matrícula e com a possibilidade do acompanhamento em tempo real do deslocamento dos ônibus do transporte de apoio da Universidade.
Além disso, haverá novos cardápios nos Restaurantes Universitário (RU) e melhor infraestrutura nas paradas do ônibus da UFPel em frente a Faculdade de Direito e da Medicina. Outra grande entrega programada para este ano é a conclusão da reforma do Grande Hotel, que receberá cursos como hotelaria e turismo. “Fora outras [novidades] que vamos anunciar em breve”.
Quem vem para a UFPel e para Pelotas
Entre os novos alunos da instituição, Eduarda Chalegre, 18 anos, aproveitou a tarde desta terça-feira (22) para conhecer o campus Anglo com os pais. A jovem de Porto Alegre se mudou para Pelotas no último sábado para cursar arqueologia pelos próximos quatro anos na Universidade. Ela escolheu a UFPel por ser uma das poucas instituições a ofertar a graduação desejada. “Fui pesquisando e escolhi a UFPel, vi que é um curso mais recente, então estou indo com expectativa”, diz.