O turismo e a revitalização do Centro Histórico foram tema de um painel realizado durante o Dia Mundial da Criatividade, promovido pela Associação Comercial de Pelotas (ACP). O encontro reuniu os diretores da ACP, Mara Casa e Thiago Klug, e o secretário de Turismo de Pelotas, Danilo Rodrigues.
Entre as ideias destacadas, está a criação de um calendário unificado de eventos culturais e gastronômicos, com o objetivo de movimentar o comércio local e atrair visitantes em todas as épocas do ano. “Eu acho de suma importância que Pelotas tenha um calendário único. Porque hoje eu vejo que acontecem muitos eventos muito próximos ou até um em cima do outro. Nós tínhamos que ter um calendário único de eventos, de turismo, seja ele econômico, social, religioso, um único calendário onde as pessoas pudessem se organizar”, argumenta Mara.
Rodrigues garante que atualmente a pasta está realizando um levantamento dos eventos do município para a criação de um calendário unificado. Para isso, o gestor afirma que o uso da tecnologia será fundamental para centralização dos dados e para o acesso do público.
Principal desafio
O desafio central elencado está na forma como os pelotenses enxergam o município, muitas vezes subvalorizando os seus principais ativos turísticos e culturais e fortalecendo o de outras localidades. Como estratégia para buscar a valorização da cidade, Rodrigues explica que a pasta do Turismo está focando na sensibilização e na espetacularização.
“Tudo o que a gente espetaculariza e sensibiliza, as pessoas compram mais. Quando a gente consegue tocar o sentimento, [fazer] as pessoas se verem do outro lado, rememorar suas vivências, aquilo ali vende melhor do que simplesmente o produto ofertado”, argumenta.
Jornal em destaque
O projeto #PelotasMerece, lançado pelo jornal A Hora do Sul na última semana, foi destacado durante o debate como um marco positivo para a retomada da autoestima pelotense. O movimento conta com uma série de ações planejadas para a valorização das belezas únicas, das iniciativas locais e das potencialidades da Princesa do Sul.
Centro Histórico
Para o fortalecimento turístico do Centro Histórico, a ACP, em parcerias com outras organizações empresariais, realiza, desde 2024, reuniões semanais para o planejamento de melhorias para o desenvolvimento do local. Antes de uma grande revitalização, Mara explica que é necessário oferecer condições básicas, como limpeza, segurança, organização e iluminação.