Novo tomógrafo do HE-UFPel garante tecnologia e amplia atendimento

Saúde

Novo tomógrafo do HE-UFPel garante tecnologia e amplia atendimento

Equipamento entra em funcionamento e já fará parte do mutirão de exames que o hospital realiza no feriado

Por

Novo tomógrafo do HE-UFPel garante tecnologia e amplia atendimento
Aparelho teve custo de R$ 3,6 milhões. (Foto: Cíntia Piegas)

Foi inaugurado nesta quinta-feira o novo tomógrafo do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel). Considerado de última geração, o aparelho vai garantir mais precisão e agilidade no processo do exame e no resultado, resultando em menos tempo gasto e, consequentemente, gerando mais procedimentos e reduzindo, quem sabe, a fila de espera de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o custo de R$ 3,6 milhões, o aparelho foi adquirido através da Rede Ebserh, com recursos do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

O chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem e Diagnósticos Especializados do HE/UFPel, William Borgonni, garante que é um dos mais modernos equipamentos do Estado por trazer um sistema de reconstrução em que as imagens, através de inteligência artificial, conseguem trazer alguns pré-diagnósticos que facilitam e agilizam o trabalho dos radiologistas ao analisar as imagens.

A configuração de tomografia é de alto desempenho, possui 64 canais e recursos avançados de software. Além disso, o tomógrafo conta com um redutor de artefatos metálicos ortopédicos, o que melhora a visualização dos tecidos e estruturas internas do corpo humano. “É um equipamento que se soma. Transferimos o que tínhamos aqui para o serviço de radioterapia da Famed [Faculdade de Medicina]. Com isso teremos duas agendas, tanto para atender os internados, pacientes oncológicos e os pacientes que são designados pela Secretaria de Saúde”, diz Borgonni.

Atendimentos pelo SUS

O superintendente do HE/UFPel, Tiago Collares, lembrou que foi uma conquista e um trabalho de muitas mãos, referindo-se à gestão anterior. “A aquisição representa muito o sentimento sobre o SUS. O nosso sentimento é de trazer a melhor qualidade para o paciente SUS, ensino e assistência”, frisa. A reitora Úrsula Rosa ressalta que dentro do setor público, uma aquisição como essa passa por vários processos em um hospital regional e 100% SUS. O prefeito Fernando Marroni (PT), em sua fala, desejou que Pelotas se consolide, cada vez mais, com o segundo maior polo de importância na área de atendimento da medicina.

O novo equipamento vai agilizar a ação nacional que ocorre neste feriado de 18 e no dia 21, com um mutirão de exames. A iniciativa oferece oportunidade para que pacientes que aguardam por procedimentos possam receber cuidados de saúde de forma mais rápida e eficiente. A estimativa é realizar 200 exames nesses dois dias.

Acompanhe
nossas
redes sociais