“Somos rio-grandinas e queríamos demonstrar nosso carinho e amor pela nossa cidade através da arte”

ABRE ASPAS

“Somos rio-grandinas e queríamos demonstrar nosso carinho e amor pela nossa cidade através da arte”

Mãe e filha, a artista Katia Mello e a designer Roberta Rotta estão à frente do Estúdio Tal

Por

“Somos rio-grandinas e queríamos demonstrar nosso carinho e amor pela nossa cidade através da arte”
Screenshot

Quem visita os pavilhões do Festimar vem se encantando com o estande do Estúdio Tal. Ilustrações de pontos turísticos e da cultura de Rio Grande estão sendo comercializadas em camisetas, ecobags, cadernos, blocos, marcadores de página, adesivos, entre outros. As artes, feitas à mão por Katia de Lima Mello e Roberta Mello Rotta, mãe e filha, estão sendo comercializadas desde maio de 2023.

Como nasce a vocação para o desenho?

Aos 10 anos, ingressei na Escola de Belas Artes de Rio Grande, onde cursei por 11 anos. Lá, desenvolvi minha identidade artística e, com o tempo, fui aprimorando minhas próprias técnicas. Nessa trajetória, já trabalhei com pintura, desenho, decoração e eventos, e hoje sigo me especializando.
Minha filha e sócia, Roberta Mello Rotta, formou-se em Bacharelado em Design pelo IFSul, onde teve contato com diversas áreas e se identificou com o design gráfico. Em 2020, ela recebeu o Prêmio de Design Bornancini como estudante.

Como surgiu a ideia de transformar pontos turísticos de Rio Grande e elementos da sua cultura em produtos?

Somos rio-grandinas e queríamos expressar nosso carinho e amor pela cidade por meio da arte. Juntas, criamos um espaço de criatividade e projetos, somando nossas afinidades e particularidades para explorar o design e a ilustração.

Quais são os produtos comercializados?

Trabalhamos com ilustrações feitas à mão livre com caneta nanquim e pintura digital, que transformamos em recordações turísticas. Entre os produtos, temos quadros decorativos, camisetas, ecobags, cadernos, blocos, marcadores de página e adesivos. Além disso, também desenvolvemos projetos personalizados.

Como a ideia pode contribuir para qualificar o turismo em Rio Grande?

Nosso propósito é retratar a cidade sob uma perspectiva diferente, valorizando sua história, cultura e belezas. Acreditamos que nosso trabalho possa transmitir esse carinho e senso de pertencimento tanto para moradores quanto para turistas.

Como é possível adquirir e conhecer os produtos?

Atendemos pelo Instagram (@estudiotal.design), WhatsApp e presencialmente. Participamos de feiras e eventos, e atualmente estamos montando nosso espaço físico, que em breve será inaugurado para receber o público.

Em Pelotas existe algum ponto de venda físico?

No momento, não. Mas já participamos de eventos na cidade e estamos nos preparando para ilustrar pontos turísticos de Pelotas também.

Quais são os itens mais vendidos?

As ilustrações emolduradas são os nossos campeões de venda. Nesta edição do Festimar, estamos lançando a Coleção Bah, um conjunto de ilustrações que retratam a cidade do Rio Grande com seus prédios, pontos turísticos e expressões culturais.

Vocês terão novos lançamentos de produtos para 2025?

Sim! Além de novas ilustrações de prédios históricos e pontos turísticos, planejamos lançar ímãs, canecas, itens decorativos, livros de colorir, jogos educacionais e muito mais — todos inspirados na temática da cidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais